Os alunos do curso técnico em Rádio e TV do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac de Aracaju, Gabriel Santos e José Franco Filho, participaram de um bate-papo na Rádio Comunitária FM Laranjeiras. A conversa, que aconteceu na sexta-feira, 24, foi sobre a função da comunicação nos dias atuais e a participação do rádio na vida das pessoas.
Na ocasião, os alunos que estão finalizando o curso em dezembro, comentaram a importância da profissionalização adquirida pelo curso técnico de Rádio e TV ofertado pelo Senac. Foi ressaltado ainda o trabalho de inclusão social que o Senac desenvolve, na formação de pessoas com deficiência para exercerem, em condições iguais, quaisquer atividades no mercado de trabalho.
“Gabriel Santos será o primeiro aluno autista a se formar no curso Rádio e TV do Senac Sergipe. Com esse trabalho, a instituição de educação profissional transforma em realidade um direito garantido por lei às pessoas com deficiência. Estamos efetivando a inclusão desse público, na prática”, destacou o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, que os acompanhou na entrevista.
Gabriel, que se formará dia 14 de dezembro, fez perguntas ao colega José Franco Filho, que é o proprietário da emissora, sobre porque escolheu ser radialista.
“Decidi depois de perceber que Laranjeiras precisava de uma emissora para dar voz a comunidade. Daí montei a emissora de rádio e a ideia de ser radialista surgiu pela necessidade que tive de poder falar como igual, com os demais colegas da emissora, como profissional da área de rádio. E o curso do Senac é excelente”, respondeu José Franco Filho.
Bastante animado com a oportunidade, Gabriel também respondeu aos questionamentos que foram feitos a ele.
“Gosto do curso do Senac, dos instrutores. Tive a oportunidade de visitar algumas emissoras de TV e de rádio, com a turma do Senac. Fomos na TV Aperipê, na TV Atalaia e nas rádios Transamérica e Nova Brasil”, afirmou.
Inclusão
A analista do Senac-SE, Silvia Conceição, acompanhou a entrevista à emissora de Laranjeiras e destacou a importância da visita para a formação do aluno.
“Ações como esta são de fundamental importância para a trajetória escolar dos nossos alunos, pois estimula o talento e o potencial de cada um, valorizando sua singularidade, além de favorecer a socialização. A proposta do Senac perpassa por uma educação cada vez mais humanizada, sendo o acolhimento às pessoas com deficiência, um grande diferencial nesse contexto. Fazemos uma abordagem empática, o que favorecer um ambiente de empatia e confiança, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento integral dos alunos”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.