AracajuCurso Tecnico AracajuDestaquesGestãoNotícias

Alunos de Logística apresentam projeto sobre reuso do óleo, que recebeu o Selo ODS

O "Log 40 - Logística 2040" está alinhado com cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Alunos de Logística apresentam projeto sobre reuso do óleo, que recebeu o Selo ODS

Os alunos do curso Técnico em Logística apresentaram na noite de quarta-feira, 17, o projeto integrador “Log 40 – Logística 2040”, que trata sobre o reuso de diversos tipos de óleo. O projeto recebeu o selo ODS, por atender cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, documento que compõe a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

logísticaForam horas de reuniões e embates travados entre 13 colegas, visitas técnicas, palestras com especialistas na reciclagem de óleo, uma trajetória de muito aprendizado e conhecimento.

logística reversa“Apesar do desafio que enfrentamos, o resultado foi gratificante, pois obtivemos resultados positivos e ganhar o selo foi uma grata surpresa. Os ensinamentos dos instrutores, as horas passadas com colegas, mesmo com opiniões diferentes, o engajamento de todos, foi de muito aprendizado e vai deixar saudades”, destacou Marina Viana dos Santos, 40 anos, que está na expectativa de trabalhar na área.

log 40“Finalizar esse curso de Logística no Senac, foi muito gratificante para mim, pois graças a ele, eu consegui ingressar no mercado que eu queria há muito tempo, que é o da engenharia civil. E ter o projeto integrador que apresentamos, receber o Selo ODS foi uma surpresa maravilhosa, que não esperávamos, e que vai ser de grande valor para a nossa vida profissional”, declarou o auxiliar de almoxarifado, Marcos Fernandes dos Santos, 27 anos.

O projeto está alinhado com os ODS 3 (Saúde e bem-estar), 4 (Educação de qualidade), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (Assegurar modelos sustentáveis de consumo e produção).

Logística reversa

O projeto “Log 40 – Logística 2040” trata de um tema atual, bastante debatido pelo setor, que é a logística reversa, um  processo de retorno de produtos ou materiais ao ciclo de produção ou distribuição, em vez de descartá-los como resíduos. Esse conceito é especialmente relevante em questões ambientais e de sustentabilidade, em que  a logística reversa visa minimizar o impacto ambiental de produtos e materiais, promovendo a reciclagem, a reutilização e a redução de resíduos.

“Precisamos de diferenciais para sobreviver no mercado de trabalho. Eu gostaria de destacar isso porque ainda às vezes os alunos acham que o projeto integrador deve ser baseado apenas no que foi visto no curso, no que estudaram, mas vai muito além, como este apresentado hoje. Foram muitas as dificuldades, mas os resultados foram bastante positivos”, comentou o instrutor Edwards de Oliveira Santos Silva.

log 40

“A elaboração do projeto integrador, além das marcas formativas do Senac, vislumbra a melhoria de processos. Vocês vão atuar no mercado colocando em prática o que foi aprendido em sala de aula, mas serão profissionais diferenciados por aplicarem o conhecimento a mais que foi adquirido na elaboração do projeto integrador. Vocês saem do Senac conscientes sobre os impactos ambientais causados no dia a dia de empresas, e que precisa fazer um trabalho de conscientização para que sejam adotadas medidas que reduzam esses danos”, referendou a coordenadora pedagógica Yluska Mayara Ribeiro.

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo