Alunos dos cursos de Garçom, Agente de Informações Turísticas, Técnico em Eventos e Operador de Perecíveis da unidade do Senac de Aracaju, acompanharam na manhã de quarta-feira, 28, uma palestra com o enólogo Darlei Possamai, sobre a rota do vinho em Sergipe e no Nordeste. O convidado é fundador da primeira vinícola sergipana, localizada no município de São Cristóvão.
Natural do Estado de Santa Catarina, o palestrante, que é professor graduado em Filosofia e especialista em Viticultura e Enologia, falou sobre a paixão pelo vinho, uma tradição familiar.
“Sou a terceira geração da família que cultiva uvas e produz vinho, uma cultura trazida da Itália pelo meu avô. O hábito de beber vinho ainda é recente no Brasil, mas o país hoje já é o 5º maior produtor de vinho do Hemisfério Sul e o 15º do mundo. A região Nordeste produz uva o ano todo, é responsável por 15% da produção nacional e é a maior exportadora de uva de mesa do Brasil”, ressaltou Possamai.
Essa produção de uvas o ano inteiro, conforme informou o palestrante, atraiu os olhares de grandes vinícolas do Brasil e de outros países.
“Atualmente o Nordeste tem em torno de 18 vinícolas, dentre elas a Rio Sol, que pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal; e a Terranova, do Miolo Wine Group. Juntas elas produzem sete milhões de garrafas de vinho por ano. Aqui em Sergipe, temos produtores de uvas em Areia Branca e em Canindé do São Francisco, onde pegamos as uvas para a produção dos nossos vinhos”.
Darlei Possamai falou ainda sobre tipos de uvas, classificação da fruta e todo o processo de produção dos vinhos.
“Temos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe, que faz toda a análise química dos produtos. Começamos em 2017 e somos a primeira vinícola do Estado, já recebemos o Registro do Ministério da Agricultura e vamos intensificar a nossa produção de vinhos. O Rosé leva cerca de cinco meses para ser produzido e o tinto, entre 10 e 12 meses”.
“Foi uma palestra bastante interessante, pois aprendemos um pouco sobre o mundo dos vinhos no Brasil e saber que no Nordeste e aqui no Estado tem produção foi enriquecedor. Gosto de vinho e foi muito bom saber um pouco mais sobre essa bebida, tipos de uva e produção. Foi uma manhã produtiva”, ressaltou a Maryana Vasconcelos, aluna do curso Técnico em Eventos.
A analista pedagógica do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), Letícia Menezes Santos, agradeceu ao palestrante, por ter aceitado o convite para falar sobre a Rota do vinho em Sergipe.
“Quero agradecer em nome de todos que fazem o Senac pela disponibilidade do enólogo Darlei Possamai em vir fazer essa palestra, que foi bastante educativa para os nossos alunos”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.