AracajuDestaquesNotícias

Alunos de curso de garçom apresentam projeto voltado para a satisfação em servir o cliente

Turma apresentou o Projeto Integrador “A busca pela satisfação em servir o cliente”, que marca a conclusão da capacitação
Alunos de curso de garçom apresentam projeto voltado para a satisfação em servir o cliente

Mais uma turma de garçom, formada por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), apresentou o Projeto Integrador, que marca a conclusão do curso. Com o tema “A busca pela satisfação em servir o cliente”.

“Vocês escolheram um tema muito interessante, pois quando estamos em um restaurante, poucos param para perguntar se quem está nos servindo gosta do trabalho que faz. O garçom está na ponta, é quem recebe a reclamação se tiver algum problema na comida ou bebida solicitada. Então é preciso gostar do que faz, pois isso reflete diretamente na satisfação do cliente”, destacou o diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales.

As palavras do diretor foram reforçadas pelo gerente do Restaurante Escola Senac Bistrô, José Américo Siqueira, onde os recém-formados garçons passam por treinamento da parte prática.

“Vocês são a vitrine, pois o atendimento prestado ao cliente faz com que o restaurante e a cozinha funcionem bem. O cliente quando é bem atendido pelo garçom,  sempre retorna ao estabelecimento. E aqui, passando pela prática no Restaurante Escola, vocês também puderam ser vistos pelos frequentadores, julgados e interpretados, inclusive com possibilidade de surgimento de propostas de trabalho”.

Os alunos se revezaram na apresentação do projeto integrador, desde o momento que foi pensado, a metodologia aplicada e a conclusão, apresentando inclusive dados estatísticos.

“Buscamos identificar as falhas no nosso atendimento para que pudessem ser corrigidas, a exemplo dos produtos do restaurante, o tempo de preparo dos pratos, dentre outros pontos. Percebemos que buscar a satisfação do público que atendemos é algo indispensável, se queremos fidelizar a clientela e garantir a lucratividade do local onde trabalhamos”, relatou o aluno Manuel Willames da Conceição.

Para o instrutor da turma, Edésio Santos, o tema escolhido para o projeto revelou a aptidão dos integrantes da turma pela profissão que escolheram.

“Para trabalhar como garçom, cujo maior intuito é servir bem, tem que ter empatia e carisma, com os clientes e com os colegas de trabalho. Nessa profissão, só entra que realmente gosta. A cozinha e o bar precisam do garçom, então é um trabalho de equipe. E como garçom, tem várias áreas que vocês podem se especializar, a exemplo de barista, de sommelier, restaurante, barman, hotéis e eventos. Que cada um de vocês escolha a que mais se identifica e invista em especialização”.

CristinaPara Cristina Feitosa, analista de educação profissional do Centro de Gastronomia, todo o conteúdo passado durante o curso, foi evidenciado na elaboração e apresentação do projeto.

“Vocês fizeram a pesquisa, o trabalho em equipe, apresentaram um resultado muito interessante. Quero aqui agradecer a todos que participaram desse projeto, aos alunos e aos instrutores do Senac que estiveram envolvidos diretamente no aprendizado desta turma e na finalização do curso”.

Leia também:

Curso de mídias digitais prepara jovens do Conjunto Jardim para o mercado de trabalho

Compartilhe

Pular para o conteúdo