Depois das unidades Senac de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto, foi a vez de Aracaju receber as ações da Semana Interna de Acidentes, evento, promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPAA), do Senac Sergipe.
Numa demonstração de compromisso da instituição e uma mensagem clara de que a segurança no trabalho é uma prioridade, o Diretor Regional do Senac, Nilson Lima, participou do encontro e enalteceu o trabalho realizado pela CIPAA.
“A CIPAA vem fazendo um excelente trabalho e isso é resultado da participação de todos. O nosso compromisso institucional é preservar a segurança e a saúde dos nossos colaboradores. A Semana de Prevenção de Acidente é uma excelente oportunidade para possamos refletir, coletivamente, sobre como podemos melhorar cada vez mais o nosso ambiente de trabalho”.
Na programação desta segunda-feira, 28, uma abordagem sobre saúde mental com a palestra sobre “É preciso saber viver”, com o empresário Robson Pereira, que compartilhou sua história, com nuances de superação, oportunidades e aprendizados de uma carreira empresarial de sucesso.
“Tudo começa na cabeça, na forma como você pensa, como você age nos conceitos que se cria que podem trazer erros e acertos. Então, a ideia é pegar esse monte de informação que a vida trouxe, tudo que se aprendeu e tudo que deu certo e fazer um filtro e dizer para as pessoas que é preciso saber viver. O intuito dessa conversa é dar algumas dicas que são extremamente importantes para transformar a vida na medida em que a pessoa entende que nada muda, se ela não muda”, pontuou Robson.
A segunda palestra, com o enfermeiro emergencista, superintendente do Samu Sergipe e idealizador do Projeto Salve, Ronei Melo Barbosa, trouxe informações sobre como ajudar em casos de parada cardiorrespiratória – PCR.
“O projeto Salve dialoga muito bem com proposta do projeto da Sipat do Senac, fazer com que mais pessoas estejam capacitadas com relação à parada cardiorrespiratória e para realizar os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. A maioria das paradas cardíacas acontece em casa e as pessoas precisam estar preparadas para agir e auxiliar o SAMU no atendimento. Isso vai aumentar as chances da vítima”, explicou Ronei.
Além de funcionários da instituição, o evento contou com a participação de alunos do curso de aprendizagem de Assistente Administrativo. Gustavo Carvalho, de 17 anos, definiu a atividade extraclasse como extraordinária.
“Foi um aprendizado muito importante. Saio desse evento transformado com novas informações que levo para vida”, disse sobre a palestra sobre saúde mental.
“Vivi uma nova experiência. Em situação de PCR, agora sei o que devo fazer para salvar vidas”, completou o colega Marcelo Vinícius, de 18 anos.
O Senac Sergipe tem, a cada ano, fortalecido as campanhas pró-saúde dos funcionários e alunos, e este ano não seria diferente. Com a interiorização dos eventos da SIPAT, a CIPAA dá um novo rumo a toda a instituição, levando importantes conhecimentos acerca da saúde física e psíquica de cada um que faz parte do Senac-SE. O apoio da diretoria tem sido habitual e irrestrito, o que faz com que consigamos sempre seguir avançando com foco no bem estar dos nossos colegas de trabalho”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.