Maria Sônia Gomes Santos, de 41 anos, é uma daquelas mulheres guerreiras que passou a maior parte de sua vida criando seus filhos e acabou deixando sua vida profissional de lado. Mas em 2016, aos 34 anos, ao enxergar uma necessidade de complementação da renda de sua casa, ela buscou o Senac como referência para se inserir no mercado de trabalho.
“A minha história com o Senac começou através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Na época estava desempregada, não tinha condições de pagar um curso. Encarei como uma oportunidade e me inscrevi no curso de técnico em secretariado”, contou Maria.
Maria teve sua história transformada pelo Senac, já que através do curso conseguiu seu primeiro emprego na Chesf Jardins, como técnica em secretariado, onde passou três anos.
“No Senac tive oportunidade de fazer vários cursos, participar de palestras e ter um conhecimento que nunca havia tido. O Senac é um mundo de oportunidades”, comentou.
Uma de suas filhas, Samara Gomes Santos buscou seguir os passos da mãe. Aos 20 anos, ela busca o Senac, só que no caso dela, o Jovem Aprendiz, que tem como grande objetivo oportunizar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.
“Vou fazer curso de assistente administrativo para ter conhecimento e aprendizagem”, disse a jovem que irá trabalhar com a Multserv.
Samara faz parte do grupo de 30 alunos que finalizaram matrícula no programa Jovem Aprendiz, no dia 19 de outubro.
“O programa de aprendizagem é uma oportunidade para os estudantes que estão sendo inseridos agora no mercado de trabalho. Então, quando a empresa faz a contratação de um Jovem Aprendiz, está transformada a vida daquele jovem, e o Senac faz este elo de ligação, que vai fazer a qualificação profissional”, enfatizou Marileide Martins gerente do Núcleo de Promoção e Relação com Egressos.
Marileide ressaltou que o diferencial do Jovem Aprendiz é o conhecimento teórico e conhecimento prático, e permite elevar as oportunidades, já que se trata de uma empresa reconhecida em nível nacional.
“Hoje o depoimento da mãe de uma jovem, que está sendo contratada por uma empresa diante destes 30 jovens que estão sendo contratados para a turma de novembro, é de fundamental importância. Maria mostrou a eles a importância da qualificação profissional. Ela está no mercado de trabalho por uma oportunidade que recebeu, aqui no Senac”, pontuou.
Celicyane Mitcheliene, de 18 anos, terá a primeira oportunidade de exercer uma atividade.
“Conheci o Senac porque algumas amigas minhas já faziam e falavam muito bem, que ensinavam bem e que eram super humanitários e prestativos”, afirma a jovem que exercerá seu primeiro emprego na Multserv.
Já José Gabriel Gomes, de 17 anos, recebeu uma proposta da Pisolar e, por isso, acabou ficando interessado em participar do Programa Jovem Aprendiz.
“A expectativa é que eu possa ter bons negócios no futuro, ser efetivado na empresa também”, declarou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.