Na sexta-feira, 21 de junho, em São Cristóvão, 23 jovens de 14 a 24 anos, que atuaram em equipamentos de turismo da cidade, ganharam experiência prática e teórica e estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Esse é o resultado do programa Jovem Aprendiz na quarta cidade mais antiga do país, em parceria com o Senac e o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE).
Para o prefeito Marcos Santana, o programa tem relevância para o desenvolvimento social e econômico do município e um poder transformador na vida dos jovens e suas famílias. “Este programa é uma ponte entre a educação e o primeiro emprego, fundamental para o crescimento de São Cristóvão. Mas, a sua principal função é de impactar as vidas e as famílias”, disse.
A Secretária Municipal da Assistência Social – SEMAS, Lucianne Rocha, ressalta o papel do programa na inclusão social e no desenvolvimento do município. “Nossa política para crianças, adolescentes e jovens é para gerar acolhimento, proteção e oportunidades. É importante destacar que temos um número de aprendizes muito além da cota estabelecida pela lei porque acreditamos que a aprendizagem é uma oportunidade vital”.
De acordo com Edson Araújo, gerente da unidade móvel Senac Sergipe, esta é a sexta turma concluída em São Cristóvão e outras já estão em andamento. “Não teríamos conseguido desenvolver um papel tão importante na vida desses jovens não fosse a parceria entre as instituições. O Senac está cumprindo mais uma etapa importante. A turma de aprendizagem é diferente porque propicia aos alunos um meio salário mínimo durante o aprendizado e transforma vidas. Concluímos com 23 alunos da turma de aprendizagem de comércio de bens, serviços e turismo. Vamos continuar com mais duas turmas, atendendo 64 alunos”, adiantou o gerente.
Com informações Prefeitura de São Cristóvão
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.