O Senac Sergipe promove na quarta-feira, 27 de novembro, a segunda edição do Projeto Café com Aprendizagem, uma iniciativa que surgiu a partir do trabalho executado pela escola de educação profissional que anualmente capacita mais de 3.000 jovens e adolescentes na faixa etária dos 14 aos 24 anos, através do Programa Jovem Aprendiz.
O programa é realizado em parceria com empresas privadas e administração pública, através do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) e outros órgãos públicos. Diante dos números expressivos, o Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) formatou o evento.
“Visualizamos que uma ação como esta permite que o setor produtivo compreenda com riqueza de detalhes a importância da participação ativa e efetiva do poder público, não só quanto à indicação de jovens em situação de vulnerabilidade social, mas com o objetivo de ampliar e fortalecer esse projeto. A proposta é que possamos alcançar o maior número possível de jovens e adolescentes, fomentando e incentivando a oportunidade da profissionalização, a inserção social e o ingresso no mundo de trabalho”, relatou a gerente do NPRE, Marileide Martins.
O Senac realizou em 2023 a primeira edição do Café com Aprendizagem, que contou com a participação do Procurador do MPT-SE, Raymundo Lima Ribeiro Júnior, e com representantes de empresas parceiras do Programa de Aprendizagem. A ação possibilitou o encontro de várias empresas e a disseminação de informações relevantes no fomento ao Jovem Aprendiz, no cumprimento da obrigatoriedade da Lei, na qualificação profissional e contratações futuras dos integrantes do programa, após a conclusão do contrato de Aprendizagem.
Programação
8h20 – Abertura do evento
8h30 – Apresentação de cases de sucesso
9h – Mesa redonda sobre “O Mundo do trabalho e os desafios da Aprendizagem”
9h30 – Momento interativo com as empresas
10h – Agradecimentos e encerramento
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.