Uma manhã para debater os desafios e mostrar a transformação social que o Programa de Aprendizagem promove na vida de adolescentes e jovens que passam pelo programa. Assim foi a segunda edição do Café com Aprendizagem, organizada pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE), realizada nesta quarta-feira, 27 de novembro, no auditório da unidade do Senac de Aracaju. O evento reuniu equipes do Senac, representantes de órgãos públicos e de empresas parceiras, e contou com roda de conversa e depoimentos inspiradores e emocionantes.
Um dos relatos foi o de Karine Menezes, hoje com 30 anos de idade, que foi aprendiz do Senac em 2013.
“Fui aprendiz no Atacadão e após acabar o curso de Aprendizagem, me identifiquei com a área de Recursos Humanos e fui efetivada. Trabalhei por dois anos e meio, depois fui ser RH na Pemagri, onde trabalhava quando me formei em RH, depois fiz vários cursos na área. Trabalhei em outras empresas e atualmente sou analista de RH da Cardiomed, acompanho a contratação e o desenvolvimentos dos jovens na empresa. E foi através do Senac que eu tive o autoconhecimento, descobri o que eu queria fazer e hoje estou quase concluindo uma pós em Gestão de Pessoas”.
Histórias de jovens que revelam como ser um Aprendiz mudou a perspectiva de vida deles e ampliou os horizontes.
“Já fiz parte do Jovem Aprendiz, com a parte prática no Ministério Público e hoje sou universitária, faço Administração na Unit. Sou muito grata por fazer parte do programa, foi uma experiência maravilhosa, para o meu desenvolvimento profissional e de habilidades. A palavra que tenho para expressar tudo que aprendi é gratidão”, declarou Maísa Santos, de 20 anos.
“Sou aprendiz na NC Vigilância e influenciado pela empresa e pela Aprendizagem, iniciei a faculdade de Administração esse ano na UFS. A experiência com a NC tem sido maravilhosa, pois é uma empresa que se engaja com os jovens, em todos os setores. Faz um ano que estou no programa, e a Administração é a área que quero seguir carreira”, relatou Luís Felipe, de 21 anos.
Para o coordenador do Grupo NC Empresarial, Antônio Rocha, relatos como este devem ser divulgados, para mostrar a importância do Programa de Aprendizagem.
“Nós temos a parceria com o Senac há cerca de cinco anos e anualmente contratamos cerca de 50 jovens pelo Programa de Aprendizagem e tentamos prepará-los para o mercado de trabalho da melhor forma possível. Temos jovens que, a partir do programa, decidiram a carreira que querem seguir, tiveram novas perspectivas de vida e ingressaram na faculdade. Queremos ir além do que é previsto pela legislação, preparando até mesmo para serem efetivados na empresa. Esse evento é importante para valorizar os aprendizes e estimular as empresas a irem além da cota legal”.
O diretor Administrativo Financeiro da Codise, Gildo Xavier, salientou que muitos jovens que passaram pela instituição como Jovem Aprendiz estão seguindo uma carreira profissional.
“Nós temos essa parceria com o Senac desde 2019 e a cada período renovamos com cinco ou seis aprendizes e é muito interessante ver eles felizes com a primeira oportunidade de emprego, fazendo conexões novas com na Codise. Temos vários casos de sucesso, de pessoas que estão trabalhando em São Paulo, fazendo cursos universitários, estão na Polícia Militar, evoluindo e alcançando sucesso profissional”.
O diretor Regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, destacou que a realização do Café com Aprendizagem visa aproximar o Sistema Fecomércio das empresas sergipanas.
“E hoje tivemos representantes de muitas que são parceiras do Senac e que mais contratam aprendizes para os seus quadros, contando com a qualificação ofertada pela instituição. Tivemos depoimentos emocionantes, tanto dos parceiros, de jovens aprendizes quanto do nosso corpo de funcionários. Fizemos uma reflexão dessa importante política pública, que é transformar vidas, por meio da educação profissional”.
Alcance social
A promotora de Justiça Lilian Mendes, que atua em defesa da criança e dos adolescentes, frisou a importância da parceria com o Senac, para transformar a vida de jovens em situação de fragilidade social.
“Em nome dos Ministérios Públicos do Estado e do Trabalho, quero agradecer essa parceria com o Senac, que foi a primeira entidade qualificadora que topou a ideia de incluir jovens através das cotas sociais. São jovens que têm maiores dificuldades e precisam de mais apoio para serem inseridos em unidades de acolhimento, em projetos sociais, em outras atividades para que eles tenham efetivamente oportunidades. Como promotora, mãe e avó, afirmo que esse programa tem sido transformador, pois muitos hoje estão fazendo faculdade e seguindo uma carreira profissional e sendo um cidadão inserido na sociedade, levando dignidade para a família dele”.
“O Senac é um agente transformador de vidas. Estamos na 15ª turma de Aprendizagem em parceria com o Senac. Através dos cursos, os adolescentes conseguem sair dessa rotina de ato infracional e enxergar a vida de outras formas”, declarou Karla Vanessa, da Fundação Renascer.
A gerente do NPRE, Marileide Martins, destacou a importância da realização do encontro, para ouvir todos os pares e fortalecer as ações do Jovem Aprendiz
“Esse evento promoveu a interação entre o mercado produtivo, com o setor público, com todas as nossas parcerias. Promovemos o engajamento de todos ao Programa de Aprendizagem, mostrando a sua importância como agente transformador na vida dos jovens. Para que tenhamos um alcance social crescente, é muito importante o Senac estreitar os laços com as empresas parceiras”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.