Para finalizar o curso de aprendizagem profissional de qualificação em serviços administrativos, uma turma de 20 alunos da unidade do Senac Sergipe de Aracaju, fez uma pesquisa e uma curadoria para o projeto integrador “Empregabilidade: Os desafios da escolha profissional”, que buscou realizar uma roda de conversa com profissionais de diversas áreas do conhecimento. O bate-papo ocorreu no auditório José Hilton Ribeiro, do Centro de Educação Profissional (CEP) Aracaju, durante a manhã de terça-feira, 17 de outubro.
O projeto integrador buscou trazer este incentivo na busca de uma perspectiva de carreira, mercado de trabalho e situar os alunos sobre suas possíveis escolhas. Cerca de 100 alunos, de sete turmas, participaram da atividade.
“Abordamos nesta roda de conversa a empregabilidade e os desafios da escolha da carreira profissional. Nesse processo foi feita uma pesquisa de campo, presenciais e online, com algumas turmas de aprendizagem do Senac. Através disso, pudemos ter uma base de dados para que a gente pudesse montar esse momento. Já que existia uma dificuldade muito grande na escolha da carreira. Muitos não sabiam ou não estavam se preparando, alguns visualizavam alguma profissão, mas de repente tem medo de arriscar naquela área”, contou a instrutora da turma responsável pelo projeto, Priscilla Almeida.
Dentre os convidados estavam o advogado Ednaldo Coelho, a enfermeira Eliene Alves, o bombeiro militar Roosevelt Ibrahim, o Coronel do Exército, bioquímico e farmacêutico, Carlos Ramos e a psicóloga, Isabella Feitosa.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.