AprendizagemDestaquesInclusãoInteriorizaçãoNossa Senhora da GlóriaNotícias

Fórum destaca o Programa de Aprendizagem como ferramenta de transformação social de jovens

Evento reuniu gestores e empresários do alto sertão em Nossa Senhora da Glória
Fórum destaca o Programa de Aprendizagem como ferramenta de transformação social de jovens

Reforçar a importância do Programa da Aprendizagem, como ferramenta transformadora da vida de adolescentes e jovens. Este foi o principal objetivo do I Fórum de Integração dos Municípios do Alto Sertão, realizado pela unidade do Senac de Nossa Senhora da Glória, na tarde de quarta-feira, 16. O evento, marcado por depoimentos emocionantes e apresentações enriquecedoras, reuniu cerca de 50 convidados, entre prefeitos, secretários municipais e empresários de 12 municípios da região.

aprendizagem“Esse programa é um instrumento transformador e que faz a diferença na vida de muitos jovens. Representa uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e ter uma vida melhor. Quando trabalhava numa construtora, tive um rapaz que começou como aprendiz, aproveitou as chances que teve e hoje ele continua na empresa. E para que essas oportunidades sejam ampliadas, precisamos somar forças”, disse o diretor Regional Adjunto Manuel Leal na abertura do evento, representando o diretor Regional, Marcos Sales.

“Convidamos representantes de todos os 12 municípios no Alto Sertão, para conversarmos sobre o programa e dizer que estamos à disposição para qualificar as pessoas. Através da qualificação profissional, mais que preparar as pessoas para o mercado de trabalho, geramos oportunidades de melhoria de vida, como os adolescentes e jovens que ingressam na aprendizagem”, ressaltou o diretor de Educação Permanente do Senac, Adalberto Trindade de Souto.

De aprendiz a empresário

deO empresário Fábio Santos, da empresa Economize, foi aplaudido pelos presentes, ao dar seu depoimento sobre o que representou o programa para a vida dele.

“Fui Jovem Aprendiz e na época, minha mãe andou muito comigo, batendo na porta de várias empresas até conseguir que eu entrasse no programa. Hoje, temos vários desses jovens em nossa empresa e que alguns deles que começaram assim, hoje lideram setores. Acolhemos não por obrigação, mas sim como oportunidade de transformar a vida de uma pessoa, de uma família e da sociedade. Não me diga que jovem não tem jeito, tenha paciência que ele dará bons frutos e bons resultados”, declarou.

Educação transformadora

aprendizagem

Abrindo o ciclo de palestras, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Sergipe, Dr. Raymundo Ribeiro, destacou ‘A importância da aprendizagem’, enfatizando a parceria com o Senac.

“Temos relatos de transformação de vida de jovens que passaram pelo Programa de Aprendizagem, e isso é muito gratificante. A parceria com o Senac tem rendido bons frutos, pois foi a instituição que mais apresentou resultados, dando oportunidades transformadoras para a camada da população que mais necessita, por meio de parcerias com empresas e órgãos públicos”.

Dando sequência, a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac/SE, Marileide Martins, falou sobre ‘A aprendizagem e os cursos do Programa de Gratuidade Senac (PSG)’.

“Temos um portfólio de dez cursos diferentes da aprendizagem e as empresas podem contratar de acordo com a área de atuação. Podem ser contratados jovens com idades entre 17 e 24 anos, mas se for PCD’s não tem idade limite. As empresas contribuintes do Fundo de Previdência e Assistência Social (código 515) são isentas de pagar o curso, pois temos o Programa Senac de Gratuidade, ficando apenas com o salário e direitos trabalhistas dos contratados”, informou, trazendo ainda as estatísticas de 2022.

aprendizagem“Ano passado, das 12.426 matrículas que tivemos registradas em todas as unidades do Senac em Sergipe, 3.027 foram do Programa de Aprendizagem, isso graças a vocês, que entendem a importância deste trabalho transformador que estamos realizando juntos. Viemos a Glória para fortalecer essas ações, pois foi o primeiro município onde a gestão municipal contratou jovens aprendizes”.

A tarde contou ainda com uma abordagem sobre ‘A importância da educação profissional no desenvolvimento de competências’, liderada por Cristiane Tavares, gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) do Senac/SE.

programa“A educação é um processo em constante construção, nós somos seres em constante construção, como já dizia Paulo Freire. E a educação é para transformar, através do conhecimento, inclusive de si mesmo, que é o que chamamos de inteligência emocional. Nesse processo, a educação profissional é essencial para o desenvolvimento de competências. Pesquisa feita pela CNI revela que 85% dos empresários afirmam que o ensino técnico gera emprego para jovens. O Senac aqui em Glória tem uma estrutura perfeita para atender o alto sertão e transformar a realidade de muitos jovens, com inovação e tecnologia”, enfatizou.

Ampliando horizontes

Ricardo Aragão, chefe de Gabinete da Prefeitura de Graccho Cardoso, se interessou em conhecer mais sobre o Programa de Aprendizagem.

aprendizagem“Recebemos informações sobre o programa que não tínhamos conhecimento e que são bastante importantes, principalmente pela importância social da aprendizagem para os jovens, no ensino efetivo para o mercado de trabalho. Todo esse conteúdo só reforçou a ideia de levarmos o programa para Graccho Cardoso, visando melhorias na qualidade de vida com relação à educação e ao desenvolvimento pessoal dos nossos jovens e adolescentes”.

Gerente da unidade do Senac em Glória, Alessandra Carvalho, avaliou como bastante produtivo este primeiro fórum.

“A missão que o Senac tem é gigantesca. Esse encontro serviu para mostrar o que a unidade de Glória possui e que junto com empresários e o poder público, podemos transformar vidas de muitos adolescentes e jovens do alto sertão sergipano, por meio da educação profissional, qualificando mão de obra para atender às novas demandas do mercado”.

Presenças

Também estiveram presentes no I Fórum de Integração dos Município do Alto Sertão, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL/SE), Edivaldo Cunha e o superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo