AprendizagemAracajuDestaquesNotícias

Consciência ambiental: Projeto Integrador Eco Jovem apresenta proposta de transformar fardamentos sem uso em ecobags

Alunos pesquisaram sobre descarte correto de resíduos e os 8 R’s da sustentabilidade
Consciência ambiental: Projeto Integrador Eco Jovem apresenta proposta de transformar fardamentos sem uso em ecobags

Alunos do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados apresentaram o Projeto Integrador “Eco-Jovem”, no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac Sergipe, em Aracaju. De forma descontraída, eles trouxeram para a reflexão de todos a importância de pensar soluções que preservem a natureza, a vida e o planeta, a exemplo da proposta que apresentaram de transformar camisas sem uso em ecobags.

Dentro do ambiente de trabalho, o grupo detectou camisas de fardamentos que estavam sem uso, que tinham sido de colaboradores que já não faziam mais parte da empresa. Encontrando a problemática,  buscaram uma solução criativa e resolveram transformá-la no tema do Projeto Integrador.

“Esses alunos da aprendizagem fazem a parte prática do programa no G Barbosa. E lá eles perceberam essa situação e pensaram em transformar essas camisas que estavam paradas, sem uso, em ecobags. E a partir de aí, outras roupas sem uso foram aparecendo. Aqui no Senac, contamos com a colaboração da turma de corte e costura da instrutora Zélia, para transformar essas roupas em sacolas”, relatou a instrutora da turma, Priscilla Almeida.

Para embasar o trabalho, os alunos fizeram uma ampla pesquisa sobre descarte consciente de resíduos, sobre os 8 R’s da sustentabilidade – Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se, Repassar -, e os impactos ambientais causados pela indústria têxtil, segmento que ocupa o segundo lugar no ranking da poluição.

apresentação ecobags“Foi um trabalho muito interessante, pois nós acabamos descobrindo muitas coisas que não sabíamos, como a questão do descarte irregular. Achamos muito importante trazer para a apresentação essas descobertas, para compartilhar com os alunos de outras turmas da aprendizagem. Trouxemos esse ponto de vista de que, apesar da situação estar ruim, precisamos tomar atitudes sustentáveis em prol do nosso planeta”, afirmou Maria Eduarda Alves de Oliveira Silva.

O grupo interagiu com a plateia, com uma dinâmica sobre o descarte correto de resíduos, trazendo ainda informações do tempo que alguns produtos levam para serem absorvidos pela natureza.

ecobags

“Foi um aprendizado muito grande e ainda me ajudou a lidar com minha timidez, porque tive que apresentar o projeto com meus colegas. E o tema escolhido pela turma é extremamente importante e muito pouco abordado. A partir da ideia de transformar camisas sem uso em ecobags, acabamos descobrindo a necessidade de aprendermos sobre sustentabilidade e adotarmos atitudes sustentáveis no nosso dia a dia”, destacou Herick Rafael Marques Santos.

Parabenizando a turma pelo excelente trabalho, a analista educacional Angélica Carpejani afirmou que ideias inovadoras e sustentáveis fazem a diferença nos dias atuais.

“É preciso pensar fora da caixinha, com criatividade. Pensar diferente, pensar na sustentabilidade dentro da empresa em que trabalhamos, é um fazer diferente que pode melhorar algumas situações e fazer algo que é utilizável. Isso revela que existe a possibilidade de criar e inovar, com foco na sustentabilidade”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo