Numa tarde inclusiva, o Senac Sergipe realizou a primeira edição do projeto Conexão Profissional, no auditório Hilton José Ribeiro, do Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju. O evento, que reuniu alunos, quem já foi estudante, empresários e equipes da instituição educacional, teve o objetivo criar uma ponte entre quem passou pela escola e o empresariado.
“Esse é o nosso papel, fazer sempre o melhor. No ano passado fomos escolhidos a melhor Fecomércio do Brasil. Chegamos aos 75 municípios sergipanos em 2023 e vamos repetir esse mesmo feito este ano, e quem sabe, sermos eleitos como o melhor, pelo segundo ano consecutivo. Hoje temos um catálogo com 250 tipos de cursos, mas se precisarem, faremos outros diferentes, pois queremos qualificar sempre com excelência”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, ao abrir o evento.
O diretor Regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, destacou que ao longo dos seus mais de 70 anos, o Senac tornou-se referência no país em educação profissional de alto nível.
“Nós temos um time de excelência para proporcionar a melhor educação profissionalizante do país. Mas o nosso compromisso não se encerra com o término do curso de vocês, alunos. Nós queremos assumir um pacto pela empregabilidade, pois não adiante entregarmos o melhor conteúdo, utilizar as melhores técnicas e instrumentos para treiná-los, se nós não tivermos um retorno, um feedback permanente sobre a empregabilidade. Esta tarde, reunindo empresários, alunos e pessoas que já estudaram no Senac, será uma grande oportunidade de construirmos essa ponte, fazer esse networking. O que nós queremos desse evento é sinalizar para os empresários, para os nossos estudantes, para os nossos funcionários de que somos parceiros pela empregabilidade de todos que forem qualificados pelo Senac”, declarou aos presentes.
O consultor em gestão de negócios e pessoas, Antônio Neto, conduziu a palestra “Motivando para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho”. Bastante interativa, o momento foi conduzido com humor, vivência, dinâmicas, musicalização, imagens, casos e exemplos verídicos, técnicos e comportamentais.
“Foi uma alegria ter compartilhado uma reflexão sobre motivação e as oportunidades e desafios para o mercado de trabalho com alunos e egressos do Senac, com os funcionários também inteirados e participando deste evento. Essa reflexão visou despertar as possibilidades e as necessidades de estarmos focados com o que existe no mercado, com as nossas competência e habilidades sociais, para que possamos nos enquadrar nesses desafios e progredir através do trabalho”, relatou.
Atualmente morando em Lagarto, a massoterapeuta Patrícia Amaral, deficiente visual, foi convidada para falar sobre a transformação que o Senac proporcionou na sua vida, mesmo depois da perda da visão.
“Foi uma satisfação muito grande vir participar do Conexão Profissional e falar como o Senac impulsionou minha carreira. Hoje na minha região sou a única que sabe fazer a massagem chinesa, que aprendi com o instrutor William Guerra. Foi um momento muito especial estar aqui, vivenciar a palestra, trocar ideias”, afirmou ela, que fez um ensino técnico (médio) no Senac do Rio de Janeiro, onde morou.
O diretor do Sandrin Praia Hotel, Lucas Costa, relatou a experiência com a busca de currículos no Banco de Talentos do Senac.
“O Senac tem um papel importante para os empresários. No Sandrin, quando precisamos contratar novos funcionários, o primeiro local que procuramos é o Senac, pois temos a certeza que encontraremos profissionais que foram preparados com excelência e qualidade pela instituição”, frisou.
“Faço parte do Programa Jovem Aprendiz e esta tarde foi bastante empolgante para todos nós. A minha turma ficou entusiasmada e o conteúdo do palestrante foi bastante motivacional, tanto para quem é aluno, quanto para os empreendedores que estiveram presentes”, disse Maria Fernanda de Jesus Santos.
Para a gerente do NPRE, Marileide Martins, foi alcançado o objetivo de mostrar aos alunos tudo que é preparado para eles pela escola profissionalizante.
“No Conexão Profissional apresentamos aos nossos alunos e ex-alunos, todos os serviços que o Senac disponibiliza, dentre eles essa ponte entre a instituição e o mercado de trabalho, de forma gratuita”, enfatizou.
“Com a missão do Senac em educar para o trabalho, este evento foi pensado para fazer essa conexão, dos alunos com as vagas de emprego, o perfil que as empresas buscam. Foi unir a atividade do Senac a uma aplicabilidade prática, real e mercadológica, fazer essa conexão entre o que o mercado precisa e o que o Senac oferece”, explicou a assessora de Inovação Educacional, Cristiane Tavares.
Ao final do evento, foi feita a apresentação da Rede de Talentos, uma plataforma será lançada em 2025, visando ampliar ainda mais essa conexão entre alunos do Senac e a classe empresarial.
Avaliação de Qualidade Percebida
Dentro da programação da tarde, a gerente do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), Adriana Rodrigues, apresentou a Avalição Nacional da Qualidade Percebida dos Cursos do Senac, referente a 2024.
“Essa é uma pesquisa que está sendo feita pelo Departamento Nacional do Senac com os alunos e ex-alunos, e a resposta é bastante importante para as nossas tomadas de decisões. É um convite que fazemos e pedimos engajamento. A nossa missão segue inovadora e inclusiva, mas para que possamos desenvolver bem o nosso trabalho de transformar vidas e realmente fazer mais e melhor, precisamos saber a percepção de vocês, nossos alunos. A avaliação pode ser respondida até o dia 11 de novembro e o link está no site do Senac ”, orientou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.