Uma turma de alunos do Programa Primeiro Emprego em Tobias Barreto, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac, com apenas um mês de aula, já está focada em desenvolver o projeto integrador com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A problemática levantada foi sobre a coleta seletiva de lixo e a redução do uso de copos descartáveis na unidade do Senac do município.
A instrutora da turma, Taíres Vidal, destaca que o projeto atende alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Além do objetivo 4, que trata sobre educação de qualidade, o projeto atende os números 12 e 13, que tratam sobre consumo e produções responsáveis, e combate às alterações climáticas, respectivamente. Com menos de um mês de aula, eles já estavam treinando para o projeto integrador”, enfatizou a instrutora.
O aluno Ramon Cristian Silva Soares, 20 anos, está empenhado no projeto da coleta seletiva, aproveitando a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho.
“Está sendo muito importante para que eu possa conseguir um emprego, já preparado. E achei bem interessante pensar com a turma um projeto que trata sobre a problemática do lixo, sobre o descarte correto de cada item. Começamos a pensar já nos primeiros dias de aula e a turma foi dividida em duas equipes pela instrutora”.
Letícia Faria dos Santos, 20 anos, que atua no Supermercado GBarbosa da cidade em seu primeiro emprego, engajou no projeto que considera valioso para conscientizar coletivamente.
“Quando soube do programa, vim me inscrever, pois vi nele uma oportunidade muito boa de me desenvolver como profissional. E esse projeto integrador sobre a coleta seletiva está sendo uma experiência muito rica em conhecimento e aprendizado, porque a gente está falando sobre o meio ambiente e sobre o descarte adequado do lixo. São coisas que a gente pode aprender na escola, mas acaba esquecendo. E aqui, a gente está revendo e tem a oportunidade de passar adiante”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.