Mais de 200 alunos dos cursos de Aprendizagem da unidade do Senac, em Aracaju, se revezaram nos turnos da manhã e da tarde, na sexta-feira, 23 de agosto, para assistir as palestras “Etnias: Quem somos nós”, no auditório Hilton José Ribeiro. Os debates foram conduzidos pelas advogadas e integrantes da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Amanda Gisele Santos Silva e Larissa Silveira.
Durante o evento, as palestrantes destacaram a importância de compreender e valorizar a diversidade étnica como um fator crucial para o desenvolvimento e a produtividade das organizações.
“A diversidade é um reflexo da própria sociedade e, portanto, cada um de nós tem um papel na construção de um ambiente mais inclusivo e justo. A inclusão de diferentes etnias não apenas enriquece a cultura corporativa, mas também impulsiona a inovação e a eficácia no ambiente de trabalho”, destacou Amanda Giselle um auditório lotado de jovens.
Além disso, foi abordada a necessidade de oportunidades equitativas para todos os grupos étnicos, incluindo a promoção de profissionais negros e de outras etnias para cargos de alta gestão.
“A presença de pessoas de diferentes origens na liderança empresarial é crucial para garantir que as decisões e políticas reflitam a diversidade da força de trabalho e da clientela, promovendo uma abordagem mais ampla e inclusiva para o crescimento da empresa”, reforçou Larissa Silveira para o grupo de participante do período da tarde.
Interagindo com os alunos, as palestrantes incentivaram uma reflexão sobre suas próprias atitudes e pontuou sobre assumir a responsabilidade por criar esse ambiente inclusivo, destacando que a verdadeira integração é alcançada quando todos têm a chance de contribuir e crescer profissionalmente.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.