Durante esta terça-feira, 17 de julho, jovens do Programa de Aprendizagem do Senac Sergipe participaram do Programa Pense Grande, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). Dinâmica e divertida, a oficina apresentou o jogo “Se Vira”, no qual os aprendizes precisaram lidar com problemas do cotidiano e encontrar soluções para resolvê-los. O principal objetivo da atividade é despertar o jovem para assumir de forma consciente uma atitude empreendedora em sua vida.
Cada turma foi dividida em grupos, e cada grupo se transformou em um único personagem, com uma personalidade própria, suas habilidades e histórias. Essa foi a oportunidade para a equipe exercer a empatia.
Na sequência, os multiplicadores Pablo Lima e Sheila Monteiro distribuíram as cartas de desafios que, para resolvê-los, os aprendizes utilizaram os recursos que possuíam em mãos. Esse foi o momento de exercer a colaboração e o trabalho em equipe para vencer os desafios. A criatividade, a comunicação, o raciocínio lógico e a tomada de decisão são competências que eles tiveram que demonstrar durante todo o jogo.
“São desafios do cotidiano do tipo: fiquei trancado para fora de casa, como vou resolver essa situação? Tem desafios em relação a problemas sociais como por exemplo: o vizinho está jogando muito lixo na rua, como posso resolver esse problema? Mas tudo isso com uma pegada de game mesmo. É um jogo muito bem aceito pelos jovens, não há rejeição. Eles, de fato, mergulham na proposta e começam a abrir a mente de que é importante ter essa atitude empreendedora. Eles percebem que, se têm essa atitude, agora é buscar o conteúdo e, a partir disso, batalhar”, contou o multiplicador do jogo, Pablo Lima.
Ao final de 1h30 de atividade, os multiplicadores realizaram, ainda, uma roda de conversa com os participantes do jogo.
Impressões
Empolgados, os aprendizes do Senac aceitaram a proposta e mergulharam no jogo, a exemplo de Carina Ferreira dos Santos, aluna da turma de Serviços Administrativos. “Foi um momento bem legal. Acho que essa dinâmica pode nos ajudar no futuro, porque não sabemos os imprevistos e problemas que vamos encontrar no decorrer da nossa vida”, disse.
“Achei muito interessante, pois a gente passou a enxergar os problemas e as possíveis soluções sob a perspectiva do personagem. E, na vida, a gente precisa ter equilíbrio, criatividade e discernimento para enfrentar os desafios”, analisou Mateus dos Santos Menezes, aluno da turma de Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis.
“O Programa Pense Grande trouxe para nossos alunos a possibilidade de utilizarem seus conhecimentos, habilidades e atitudes para visualizarem resoluções de problemas das comunidades. Eles trabalham empreendedorismo e tecnologia. A participação foi bastante intensa na busca de resultados para cada problema apresentado. Um despertar para o empreendedorismo social”, avaliou Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, setor que cuida do Programa de Aprendizagem do Senac Sergipe.