Na tarde da última quarta-feira, 22 de novembro, o município de Gararu recebeu a segunda edição do SenacTur, encontro de alunos do Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva do Turismo em Sergipe, um convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, e o Sistema Fecomércio/Senac. Os cursos estão sendo realizados com investimentos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos são da ordem de R$ 3,2 milhões.
O 2º SenacTur reuniu cerca de 90 alunos dos municípios de Gararu, Amparo do São Francisco, Canhoba, Propriá e Estância. Nessas cidades estão sendo promovidos os cursos gratuitos de Informações Turísticas, Vendedor de Artigos para Turistas e Elaboração de Roteiro para Condutores de Visitantes.
Segundo a prefeita de Gararu, Elizabeth Freire, a qualificação de mão-de-obra é importante para que a cidade possa explorar seu potencial. “Esses cursos têm sido de grande importância para o nosso município, já que somos uma cidade com potencial turístico, e tenho certeza que, com essa preparação, teremos pessoas capacitadas para receberem quem visita nossa cidade”, destacou a prefeita.
Os participantes puderam interagir e trocar experiências, além de divulgar as potencialidades turísticas de suas cidades. “Escolhi fazer esse curso porque pretendo crescer, não podemos parar onde estamos. Coisas que não sabia, passei a conhecer. Eu achava que o turismo era só viajar e conhecer a cidade, e agora eu sei que é muito mais do que eu imaginava. Há muitas pessoas trabalhando nos bastidores para que as coisas aconteçam. Há muito estudo e planejamento envolvidos. Eu espero que esses cursos continuem chegando a Propriá, pois a população precisa deles”, disse a artesã Maria de Lourdes.
“Aproveitei o convite do secretário da cidade e me inscrevi no curso para adquirir mais conhecimentos na área, e tem sido muito bom desde o início. Os professores, os alunos, o material didático, tudo funciona em perfeita sintonia. Para nós, fazer um curso gratuito com a marca Senac é uma riqueza. Todos deveria aproveitar a oportunidade”, disse o aluno de Gararu, Edílson Alencar.
Presente à solenidade, o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, ressaltou a importância das capacitações. “Essas pessoas foram qualificadas não só para exercer atividades na área turística, mas também em suas comunidades. O turismo só se justifica quando traz geração de emprego e renda para a população. E eu fiz questão de vir parabenizar essas pessoas que buscam conhecimentos, e já estamos trabalhando para que, no ano que vem, outros cursos possam acontecer, novas pessoas sejam capacitadas e inseridas no mercado de trabalho, porque essa é a essência do turismo”, declarou o secretário.
Segundo Edvaldo Fontes, gerente da Unidade Móvel do Senac, cerca de 1300 alunos estarão qualificados ao final de todo o processo. “A gente observa o entusiasmo deles, alguns já trabalhando e outros com a expectativa de montar seus negócios. Temos um aluno que está com a ideia de montar um balcão de informações turísticas, inclusive ele já trouxe pessoas de outros municípios para fazerem passeio aqui no Baixo São Francisco”, contou Edvaldo.
Cursos
O Senac/SE está ofertando os títulos de Cozinheiro Básico, Garçom Básico, Camareiro Básico, Vendedor de Artigo para Turista, Fabricação de Peças Artesanais, Informações Turísticas, Elaboração de Roteiros para Condutores de Visitantes, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Eletrônica e Manutenção Geral para Hotéis.
Além da capital, os municípios contemplados são Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, que compõem o Polo Costa dos Coqueirais. Também receberão os cursos os municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Japoatã, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Telha, Cedro de São João, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba e Amparo de São Francisco, que fazem parte do Polo Velho Chico.