Fábrica de ChocolateGastronomiaPáscoa

Fábrica de chocolate na Vila da Páscoa incentiva empreendedorismo

A casa mais doce da orla de Atalaia oferece capacitação e os visitantes podem acompanhar tudo que acontece na cozinha em uma aula show
Fábrica de chocolate na Vila da Páscoa incentiva empreendedorismo

A Fábrica de Chocolate é uma das atrações mais concorridas na Vila da Páscoa, instalada na orla de Atalaia, em Aracaju. O espaço de capacitação profissional é resultado de uma parceria entre o governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Fecomércio e Senac.

“Esta é uma reedição de uma parceria que vem trazendo muitos frutos para a população sergipana. Fecomércio, Senac e Governo de Sergipe,  através da Secretaria do Trabalho, unidos formando mão-de-obra para aproveitar mais um momento econômico. O Senac tem uma qualificação de excelência que prepara realmente profissionais para que eles possam ingressar no mercado de trabalho ou empreender. Quem ganha com essa parceria é a população sergipana porque tem muito mais oportunidades à sua disposição”, pontuou o secretário Jorge Teles.

A fábrica oferece oficinas de produção de chocolate e ovos de Páscoa, proporcionando aos participantes uma imersão no universo da confeitaria e da indústria chocolateria. A capacitação  cria oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades que podem ser transformadas em negócios próprios.

“Estamos diante de uma excelente ocasião para aprender um pouco mais sobre as técnicas de fazer chocolate e ainda gerar uma renda familiar para auxiliar em casa”, contou a aluna, Núbia dos Santos.

Para a dona de Maria Eunice, a qualificação era o que precisava para colocar em prática um projeto há muito tempo desejado.

“Esse curso é excelente. Temos um bom profissional nos ensinando, nos dando o passo a passo de tudo que nós vamos fazer. Essa experiência é o primeiro passo para abrir o nosso próprio negócio. É isso que estou buscando, empreender”.

A iniciativa contribui para o crescimento da economia ao estimular a geração de renda e a criatividade na produção de chocolates artesanais. “Nós queremos ensinar as pessoas a criar renda para si e para sua família, criando dessa forma dignidade. É isso que buscamos, a geração de emprego e renda. Essa parceria entre governo do Estado e o Sistema Comércio está fazendo a diferença para muita gente”, afirmou o presidente do Sistema Comércio de Sergipe, Marcos Andrade.

Além de enriquecer a oferta de produtos não somente na época da Páscoa, a Fábrica de Chocolate é um espaço de aprendizado e troca de experiências, que une sabor e negócios em um ambiente que promove o desenvolvimento comunitário.

“Nessa turma  todas as alunas moram em Nossa Senhora do Socorro e apresentam um desenvolvimento acima da média. Nesta oficina elas estão aprendendo diversas técnicas, a exemplo de casca de ovo, ovo de colher, tradicional e, também,  ovo plano. Tudo isso para  adoçar a vida e o paladar, não somente na Páscoa como em todo o ano, porque o chocolate pode ganhar diversas versões em diferentes estações”,  ressalta o instrutor Célio Fontes.

Compartilhe

Pular para o conteúdo