Nos dias 25 e 26 de março, o Senac de Nossa Senhora da Glória celebrou o encerramento das duas primeiras turmas do curso de Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Dois Projetos Integradores foram apresentados por egressos do Senac do curso Técnico em Enfermagem, como parte de avaliação da conclusão do curso de especialização. O projeto “Cuidado Humanizado como Estratégia na prevenção de Lesão por Pressão através da Tecnologia”, sob a orientação do instrutor João Paulo Oliveira da Costa, e o “Sistema de comunicação e informação em Unidade de Terapia Intensiva – UTI 360º”, orientado pela instrutora Marjory Jordany Santos Lima.
De acordo com o gerente da unidade de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos, nas duas turmas do curso, um total de 26 alunos, provenientes dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Graccho Cardoso e Monte Alegre de Sergipe, concluíram a especialização, sendo a maioria deles, egressos do curso Técnico em Enfermagem do Senac do município.
“A proposta dos dois projetos integradores foi levar tecnologia para dentro das UTI’s. Os projetos facilitam a vida tanto dos pacientes como dos profissionais que atuam na Unidade. Agradecemos a visão e o apoio recebido pela nossa diretoria em trazer esse curso de especialização para Nossa Senhora da Glória”, pontuou.
“Tenho o sentimento de gratidão, por trazerem essa especialização para a Região do Alto Sertão. Sabemos das dificuldades, entre elas a de deslocamento no interior e o Senac disponibilizar esse curso aqui em Glória, para ampliarmos os horizontes com novos conhecimentos é maravilhoso”, considerou Valdileide Correia da Silva, formada no primeiro curso de Técnico em Enfermagem da Unidade de Nossa Senhora de Glória.
Projeto integrador
Segundo Edilson Santos, os projetos integradores do Curso de Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) têm duração de quatro meses, com 80 horas ao mês e precisam se enquadrar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), como metas para a Agenda 2030. Incorporá-los nos projetos integradores incentiva uma abordagem de responsabilidade social e de sustentabilidade global.
Os dois projetos integradores estão alinhados a quatro, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ODS 3, que trata de Saúde e Bem-Estar, o ODS 4, de Educação de Qualidade, o ODS 9, de Indústria, Inovação e Infraestrutura e o ODS 10, de Redução de Desigualdades.
Projeto integrador 1: “Cuidado Humanizado como Estratégia na prevenção de Lesão por Pressão através da Tecnologia”
Sob a orientação do instrutor João Paulo Oliveira da Costa, trata-se da criação de um sistema luminoso que indica o momento exato para movimentação do paciente no leito de UTI, por meio de uma lâmpada inteligente, instalada em algum dispositivo como (tablet, computador ou celular).
De acordo com o instrutor, o projeto busca garantir a prevenção de lesão por pressão, automatizando um sistema luminoso com luzes terapêuticas que indicarão o momento para movimentação do paciente na UTI de forma humanizada facilitando assim, que o profissional se lembre do processo e o realize proporcionando melhor conforto ao paciente evitando a lesão por pressão.
Projeto integrador 2: “Sistema de comunicação e informação em Unidade de Terapia Intensiva – UTI 360º”
Sob a orientação da instrutora, Marjory Jordany Santos Lima, o projeto Integrador teve como objetivo destacar a importância da criação de um sistema de comunicação eficiente na Unidade de Terapia Intensiva, por meio do desenvolvimento de um aplicativo de acesso rápido.
Segundo ela, o sistema visa otimizar a troca de informações entre a equipe de saúde, pacientes e familiares. Além disso, busca agilizar a tomada de decisões, reduzir falhas na comunicação e garantir um atendimento mais seguro e preciso aos pacientes críticos. Além de obter de forma mais rápida e clara informações e dados sobre os pacientes do setor, com atualizações 24 horas dando suporte necessário a toda equipe.