CGTTécnico de Guia de TurismoTurismo

Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo conduzem city tours em Aracaju e São Cristóvão

As atividades práticas desempenham um papel fundamental na formação de futuros guias de turismo
Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo conduzem city tours em Aracaju e São Cristóvão

Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho do município de Laranjeiras, participaram de uma experiência prática em dois dos principais destinos turísticos do estado de Sergipe. No dia 15 de fevereiro, os estudantes conduziram um city tour em Aracaju, seguido de uma visita guiada em São Cristóvão, no dia 22.

“As atividades práticas desempenham um papel fundamental na formação de futuros guias de turismo, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais e dinâmicas”, explica Cristina Feitosa, gerente do Centro de Gastronomia e Turismo do Senac.

Durante o city tour em Aracaju, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar aos supervisores as belezas naturais e os pontos históricos da capital sergipana, como a Orla de Atalaia, o Mercado Municipal e o Museu da Gente Sergipana.

Em São Cristóvão, os alunos continuaram a prática de suas habilidades ao explorar a rica história da cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. O tour incluiu visitas a importantes monumentos, como a Igreja de São Francisco e o Centro Histórico, onde os alunos compartilharam informações sobre a arquitetura e a importância cultural da cidade.

A atividade foi supervisionada pelos instrutores da turma, Paulo César de Oliveira e Ismênia Alves.

“Tudo que aprendemos em teoria, na sala de aula, estamos vivenciando com riqueza de detalhes. Com as aulas práticas podemos aprender bem mais. É bem eficaz no contexto de aprendizagem e no contexto cultural”, disse a aluna Juciana Santos.

De acordo com a analista pedagógica, Letícia Menezes, a Unidade Curricular 8: ‘Prática profissional de guia regional’ tem como objetivo promover um espaço de vivência, integração, mobilização e articulação das competências para o exercício da prática de condução de grupos pelo guia de turismo regional.

“As práticas supervisionadas ajudam a consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula. Os alunos têm a chance de aplicar teorias sobre história, cultura e geografia em contextos práticos, tornando o aprendizado mais significativo”, afirma Letícia.

Compartilhe

Pular para o conteúdo