O presidente do Sistema Comércio Sergipe, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac, Nilson Lima, acompanhados pelo arquiteto Quiones Aquino e a engenheira Kelly Dias, fizeram uma visita técnica ao terreno doado pela prefeitura de Santana do São Francisco para construção de uma unidade Senac no município. A comitiva que contou ainda com a participação de Pedro Ivo, gerente de Negócios do Banco do Nordeste, foi recebida na manhã de quarta-feira, 8 de janeiro, pelo prefeito da cidade, Ricardo Roriz, a primeira-dama, Renata Roriz, e o presidente da Associação dos Artesãos de Santana do São Francisco, Edson Marques Barreto.
A visita foi para debater sobre o projeto da unidade, que será voltada para a padronização da confecção de artesanato de barro, valorizando a cultura e a vocação natural do município, que fica às margens do Rio São Francisco. A área doada tem 3 mil metros quadrados.
“Quero agradecer ao prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, e a primeira-dama, que nos receberam para iniciarmos este grande projeto que será a construção da escola Senac de artesanato do município. E além dessa obra, será feito pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, um galpão para que os artesãos possam preparar e finalizar suas peças, num ambiente preparado e adequado para o trabalho. É uma parceria que envolve o Sistema Comércio de Sergipe, a Confederação Nacional do Comércio, prefeitura e governo, que visa melhorar a qualidade de vida da população do município”, destacou Marcos Andrade.
O prefeito Ricardo Roriz destacou a importância da instalação de uma unidade Senac no município.
“Além de vários cursos profissionalizantes que a escola Senac vai oferecer, vamos priorizar a escola do artesanato, onde vamos capacitar e ensinar aos santanenses e pessoas dessa região a produzir o artesanato, num ambiente preparado e com segurança. Só temos que agradecer ao presidente Marcos Andrade pelo investimento aqui no nosso município, que vai transformar a vida de moradores do Baixo São Francisco. Já iniciamos os trâmites e esperamos concluir até 2026 essa obra, que contará também com um galpão, que será construído pelo governo do estado”.
Após a visita ao local, as tratativas continuaram na sala de reunião da prefeitura, onde foram definidas medidas iniciais ao processo, a exemplo de palestras, cursos e cadastro dos artesãos. A proposta é preparar de forma ampla todos os envolvidos no projeto, promovendo eventos sobre gestão financeira, marketing digital, convivência, comércio, designer de produtos e gestão ambiental, dentre outros temas.
O encontro contou com a participação do gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Pedro Ivo.
“Participar dessa reunião foi bastante produtivo, para que o Banco do Nordeste possa apoiar os empreendedores aqui da região, principalmente os artesãos. A nossa instituição já vem atuando nessa região e só em 2024 foram injetados R$ 7,5 milhões, apoiando os pequenos comerciantes locais. E este ano pretendemos ampliar ainda mais esse recursos e o número de clientes atendidos, que hoje somam 1,1 mil, em Santana do São Francisco e cidades circunvizinhas”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.