AprendizagemAracajuDEPDestaquesInclusãoNDIENotíciasNPRE

Senac SE entrega certificados a 35 aprendizes do TJSE

Evento aconteceu nesta quinta-feira, o auditório da Escola Judicial de Sergipe
Senac SE entrega certificados a 35 aprendizes do TJSE

A equipe educacional do Senac Sergipe participou na manhã desta quinta-feira, 12, da entrega de certificados a 35 alunos que concluíram o Programa de Aprendizagem, no auditório da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse). O programa é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), através da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Senac, que fica responsável pelo curso profissionalizante.

“Quando pensamos em Coordenadoria da Infância e Juventude, trabalhamos muito com articulação de rede. Esse programa é muito significativo porque é nosso elo com o adolescente. É preciso dar voz a ele, compreender sua expectativa e qual seu projeto de vida. Enfim, O programa é uma trajetória de êxito para eles e também para nós porque através desse diálogo melhoramos nossa prestação jurisdicional”, ressaltou Iracy Mangueira, juíza responsável pela CIJ.

Os alunos receberam o certificado do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, com carga horária de 1.200 horas.

“O objetivo do Senac, em educar, e do Tribunal, em trazer esses jovens para a formação, dá oportunidade a eles de transformar suas vidas. Com isso, o Senac e o Tribunal colaboram com a inclusão social, oportunizando não só a transformação da vida deles, mas também das famílias”, destacou o diretor de Educação Profissional do Senac, Adalberto Trindade.

Após receberem os certificados, alunos foram com a juíza Iracy Mangueira até a Presidência do TJSE, onde foram recebidos pelo presidente, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima.

“Façam um bom proveito desses certificados. Espero que seja só o início de muita coisa boa na vida de vocês”, desejou o presidente do TJSE.

 

Aprendizado para a vida

Os jovens que participaram do programa falaram sobre a relevância do aprendizado, não só para a vida profissional, como também para a pessoal.

“Acho que de tudo que adquiri nesse período, o apoio foi o que mais significou para mim, acompanharam minha saga de entrar na UFS, onde estou cursando Relações Internacionais e foi muito gratificante passar por tudo isso. Fui incentivado várias vezes a sair da minha zona de conforto, minha comunicação melhorou muito. Enfim, sou uma pessoa completamente diferente”, comentou Victor Cauã Conceição Santos, que ingressou no Jovem Aprendiz em julho de 2023 e fez estágio no Departamento de Obras do TJSE entre março e outubro deste ano.

Atualmente estudando Administração de Empresas na Nassau, a cerimonialista do evento foi Isabely Mendes, de 18 anos, e também o irmão, Isaías, de 16 anos, participaram do Programa Jovem Aprendiz.

“O curso abriu um leque de oportunidades e fez com que eu ampliasse minha visão para o futuro. No terceiro ano, eu estava meio perdida sobre o curso que queria para a graduação. Como o curso do programa foi nessa área de administração, acabei gostando”, disse.

Jovem Aprendiz no TJSE

O Programa Jovem Aprendiz foi iniciado em maio de 2022, após um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o TJSE, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Ministério do Trabalho e Previdência, através da Superintendência Regional do Trabalho, Fundação Renascer e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Tem como objetivo a contratação de jovens entre 14 e 18 anos para aprendizagem profissional, priorizando adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

  • Com informações do TJSE

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo