AracajuCarreta EscolaDEPDestaquesEmpreendedorismoGastronomiaInclusãoNotíciasPrograma Senac de Gratuidade

Senac inicia oficinas natalinas na recém-inaugurada carreta escola de Gastronomia

De olho no empreendedorismo, os cursos gratuitos estão sendo ofertados em parceria com a Seteem
Senac inicia oficinas natalinas na recém-inaugurada carreta escola de Gastronomia

Com a proposta de oferecer a oportunidade de pessoas terem uma renda extra ainda este ano, o Senac Sergipe iniciou na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, na carreta escola de Gastronomia, a primeira turma da oficina Comida Natalina. A recém-inaugurada unidade móvel está estacionada na Praça Fausto Cardoso, uma das localidades onde acontecerá o Natal Iluminado, até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Mais cinco turmas foram programadas pela escola de educação profissional, dentro da programação da festa.

gastronomiaOs cursos Comida Natalina, Confeitaria Natalina e Bar de Natal – Drinks e Coquetéis, são todos gratuitos, ofertados por meio de convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e o Sistema Fecomércio Sesc-Senac.

“Pensamos nestes cursos com foco na ceia natalina, em pessoas que pretendem empreender, fazer serviços de personal chef e vender ceias e doces, de promover a ceia em geral, desde comidas, sobremesas até o bar, com o preparo de coquetéis e drinks. Cada oficina tem carga horária de 20 horas, na quais os alunos também vão aprender sobre boas práticas e segurança alimentar, gestão e precificação, para que eles realmente ganhem com a produção desses alimentos”, informou a coordenadora dos cursos de Gastronomia do Senac, Marta Moreira Aguiar.

As primeiras alunas foram recepcionadas também pela gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), Cristina Feitosa, pela analista educacional, Letícia Menezes Santos, e pela instrutora de Gastronomia, Graciana Ramalho.

gastronomia“Iniciamos com a parte teórica, que vai orientar as alunas sobre o manuseio dos alimentos, seguindo as normas da Anvisa. Na parte prática, vamos mostrar o passo a passo do preparo de pratos para o Natal, uma época em que todos querem reunir a família, tanto para que elas possam fazer essa confraternização, como também se desejarem empreender e vender para o mercado, garantindo uma renda extra agora no final do ano”, disse a instrutora.

Com o objetivo de aprender mais sobre uma área que já trabalha como autônoma, Daniele Avelina Costa, 41 anos, é uma das alunas do curso.

“Já trabalho com salgados e vim fazer o curso para me aprimorar, aprender sobre manipulação, fazer alimentos mais saborosos e com aparência atrativa, e também para ter a certificação do Senac, que é reconhecida em todo o país. Sempre que tem os eventos promovidos pelo governo do Estado, eu me inscrevo para trabalhar vendendo lanches. E quero comercializar agora durante o Natal”.

O diretor Regional do Senac, Nilson Lima, fez de questão de dar as boas vindas no início da jornada de aprendizado da turma formada por mulheres do povoado Mussuca, comunidade Quilombola de Laranjeiras, atendidas pelo CRAM do município.

“Em nome do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, trago uma mensagem de uma excelente jornada, que vocês evoluam ao máximo em cada aula. Que a culinária natalina traga frutos ainda melhores do que a nossa experiência com a culinária junina. Apostamos em resultados ainda mais expressivos. Aproveitem cada minuto com os instrutores que são preparados e adoram ensinar”, reforçou Nilson Lima.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo