AracajuDestaquesEcosNotícias

Mãos à obra pela sustentabilidade: evento promove ação entre funcionários do Senac

Ação foi promovida pelo comitê gestor do Programa Ecos no auditório do CEP Aracaju
Mãos à obra pela sustentabilidade: evento promove ação entre funcionários do Senac

O comitê gestor do Programa Ecos do Senac Sergipe, realizou na tarde de terça-feira, 19 de novembro, uma ação estratégica intitulada “Mãos à obra pela sustentabilidade”. O evento, realizado no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, contou com roda de conversa, apresentação de cordel e oficina de reciclagem, além da assinatura do Termo de Compromisso entre o Senac e a Cooperativa de Reciclagem (Care).

Na abertura do encontro o diretor Regional do Senac SE, Nilson Lima, enalteceu a necessidade de todos, juntos, pensarem soluções que ajudem na preservação do meio ambiente.

sustentabilidade“Essa bandeira da sustentabilidade é muito cara para nós que fazemos o Senac. Não basta só falar ou só agir, é fundamental, como diz o slogan, colocar a mão na massa para dar exemplo. E é isso que esse comitê gestor está fazendo, colocando lembretes de sustentabilidade em toda a sede e expandindo as ações também para as unidades do Senac no interior. A nossa organização precisa ser sustentável, dos pontos de vista financeiro, ambiental, de relacionamento e do trabalho que levamos para a comunidade. E este evento hoje reúne funcionários e alunos, inclusive da unidade de Tobias Barreto, que elaboraram um projeto integrador sobre reciclagem.  Então, que cada um possa ter atitudes de sustentabilidade”.

sustentabilidadeO Programa Ecos tem como objetivo promover a conscientização e a prática de ações sustentáveis. Por meio deste programa são realizadas atividades como reciclagem de resíduos, economia de água e energia, incentivo ao reaproveitamento, entre outras ações que visam a preservação do meio ambiente.

Antes da roda de conversa, alunos do curso Operador de Supermercado, ofertado pela unidade de Tobias Barreto em convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), apresentaram o projeto integrador ‘Versos ecológicos por um Senac sustentável’. A convite do presidente do Sistema Comércio de Sergipe, Marcos Andrade, a turma compartilhou uma mensagem sobre repensar os hábitos, narrando em versos e métricas do cordel, como ações simples podem fazer a diferença.

“Agradeço a presença dos alunos, da instrutora e da gerente de Tobias Barreto, Eline, para participar deste evento do Programa Ecos. O Senac, enquanto escola, está fazendo a sua parte, que é mostrar a importância da sustentabilidade. Nesse processo de preservação do meio ambiente, é preciso o engajamento de todos, com a adoção de atitudes simples, como não jogar lixo no chão, e mais complexas, como a coleta seletiva. E esses alunos estão mostrando isso, que juntos podemos fazer a diferença”, enfatizou o presidente Marcos Andrade.

Na oportunidade, estiveram representando o Governo do Estado e a Seteem no evento a coordenadora do Programa Primeiro Emprego (PPE), Marília Magalhães;  a representante da Equipe de Qualificação, Lorena Sampaio, e a técnica da Intermediação de mão de obra do NAT, Luciana Simary.

Tendo como mediadora a coordenadora do Programa Ecos, Caroline Teles, foram convidados para participar da mesa redonda, representando a Care, a recicladora Socorro Soares dos Santos; o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, e a analista Ambiental da Energisa, Mislley Mayara.

“Foi uma tarde bastante enriquecedora, na qual cada participante trouxe um pouco da sua experiência sobre sustentabilidade, dentro da área que atua, tanto em relação às leis quanto sobre as responsabilidades de cada instituição, de cada pessoa. E aproveitamos esta tarde para assinar o Termo de Compromisso com a Care, para destinação dos resíduos produzidos pelo Senac para a reciclagem”, avaliou Caroline Teles.

Finalizando a tarde, participantes puderam colocar a mão na massa e produzir artesanatos a partir da reutilização de materiais que seriam descartados, a exemplo de garrafas de vidro, latas, embalagens de leite, CDs e discos de vinil.sustentabilidade

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo