O Senac Sergipe promoveu na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Itabaiana, o Café com o mercado de TI. O evento, que reuniu representantes de empresas do município, foi aberto pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, e pelo diretor Regional do Senac, Nilson Lima.
O presidente Marcos Andrade destacou a satisfação em abrir as portas da unidade do Senac de Itabaiana para ouvir os empresários da cidade.
“Foi uma grande satisfação recebê-los nesta casa, para ouvir as necessidades que cada um tem no setor de tecnologia, para que o Senac ofereça qualificações e capacitações que possam atendê-los. Para que as empresas possam avançar, principalmente as micro e pequenas, é preciso estarem atentas às transformações tecnológicas”, destacou.
“Começamos este evento com o mercado por Itabaiana, na área de Tecnologia da Informação, porque nós estamos numa unidade, totalmente equipada com recursos tecnológicos de ponta. Há uma demanda constante de empresários para que promovamos qualificações e preparação de mão de obra. E este café foi justamente para ouvir os anseios, colher as sugestões e apresentarmos as soluções mais adequadas às demandas de mercado de Itabaiana. Será um evento que realizaremos nas outras unidades do Senac”, destacou o diretor.
De acordo com o coordenador dos cursos de TI do Senac Sergipe, Cláudio Cândido, a ação fez parte do Plano Diretor do Segmento de Tecnologia da Informação, do Núcleo Nordeste.
“Os nove estados do Nordeste receberam a missão de realizar o Café com Negócio, com a intenção de promover a integração entre o mercado da área de TI e o Senac, para que possamos melhorar o nosso portfólio e ser mais assertivos nas ações de Tecnologia da Informação. E hoje ouvimos o empresariado de Itabaiana. Foi um evento bastante positivo”.
A especialista em pequenos negócios, analista de inovação e gestora de Startups, Kattiussya Alves, conduziu a atividade, envolvendo os representantes de empresas da cidade serrana.
“Fizemos uma escuta ativa com os empresários da cidade, com vistas a um levantamento das suas necessidades e a partir daí criar um plano de ação para que consigamos entregar um portfólio de soluções, para o próximo ano. A receptividade dos empresários foi muito boa, eles participaram ativamente das atividades”, afirmou a palestrante.
Integrante da equipe de TI do supermercado Nunes Peixoto, Marcos Antônio Carvalho de Goes diz que o momento permitiu descobrir outras necessidades no setor onde atua.
“Foi gratificante este evento, que abrangeu vários temas da área de Tecnologia da Informação, e conseguimos enxergar ainda mais as necessidades internas da empresa, e dos terceirizados também. Foi uma manhã de conhecimento que vai nos ajudar a colaborar ainda mais com a nossa empresa”, destacou.
“Ouvimos os nossos empresários daqui de Itabaiana, para lançar novas demandas em 2025, na área de TI. Antes não tínhamos esse momento e o evento facilitou bastante para sabermos as reais necessidades daqui do empresariado da cidade. Foi uma manhã gratificante e agradeço ao empresariado que compareceu e o apoio da CDL e da FCDL”, ressaltou a gerente da Unidade, Maria Isabel Lima.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Sindicato das Empresas de Informática (Sinfomática) e coordenador da Câmara de TI da Fecomércio, Roger Barros, e com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL’S) e conselheiro, Edivaldo Cunha.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.