AracajuDEPDestaquesEducaçãoInclusãoNotícias

Instrutor de Libras do Senac participa de evento em comemoração ao Dia do Surdo

Leonardo de Jesus Lima é surdo e dá aulas na instituição há 11 anos
Instrutor de Libras do Senac participa de evento em comemoração ao Dia do Surdo

O instrutor de Libras do Senac Sergipe, Leonardo de Jesus Lima, que é surdo e integra o corpo docente da instituição há 11 anos, foi convidado para participar do Encontro Regional: Fortalecendo a Cultura Surda e Conectando Diversidade. O evento, realizado pelo Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), aconteceu na tarde de terça-feira, 24 de setembro, na Universidade Tiradentes (Unit), na Farolândia, em Aracaju.

surdoLeonardo de Jesus participou da roda de conversa “Quebrando Barreiras: Como a Educação Abre Caminhos para a Inclusão de Surdos no Mercado de Trabalho”. Além de marcar a passagem do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, o evento teve o objetivo principal de promover a conscientização sobre a cultura surda, educação e a inclusão das pessoas surdas na sociedade.

A data é uma oportunidade para destacar a importância da Libras (Língua Brasileira de Sinais), e para discutir questões relacionadas à acessibilidade, educação e direitos das pessoas surdas. O dia serve ainda para celebrar a identidade e a comunidade surda, valorizando suas contribuições culturais e seu modo de viver. Atividades como palestras, seminários, apresentações de artistas surdos e campanhas de sensibilização são comuns nesse dia, visando à educação da sociedade e à promoção de um ambiente mais inclusivo para todos.

“Foi um prazer participar dessa roda de conversa, na qual falei um pouco sobre a minha trajetória e enfatizei a importância dos alunos surdos estudarem. E não poderia deixar de falar sobre o meu trabalho no Senac, onde sou instrutor de Libras há 11 anos, uma instituição inclusiva, que possui intérpretes de Libras para acompanhar os estudantes com deficiência auditiva, além do acolhimento que faz com cada um deles”, ressaltou Leonardo de Jesus.

Ele esteve acompanhado no evento da analista do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac, Sílvia Conceição.

surdo“Fazer parte do evento promovido pelo Ipaese foi muito satisfatório, pois tivemos a oportunidade de apreciar discussões importantes acerca dos desafios que a comunidade surda enfrenta no dia a dia. A tarde foi aberta com uma apresentação artística e contou com a participação do nosso instrutor de Libras, que destacou ainda a importância desse olhar inclusivo em todos os espaços sociais, a exemplo do Senac”.

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo