AprendizagemAracajuDestaquesNotíciasSaúde

Setembro Amarelo: Senac promove palestras para alunos da aprendizagem

Diversas palestras serão realizadas ainda este mês nas unidades da capital e do interior
Setembro Amarelo: Senac promove palestras para alunos da aprendizagem

“Se precisar, peça ajuda” é o tema da campanha Setembro Amarelo deste ano, que chama atenção para a valorização da vida. Com o objetivo de debater o assunto, o Senac Sergipe iniciou na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, uma série de palestras sobre o tema, para chamar atenção para os cuidados necessários com a saúde mental. A abertura contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, do vice-presidente, Alex Garcez, e do Diretor Regional do Senac, Nilson Lima.

Para a plateia de alunos da Aprendizagem, o gerente da unidade de Aracaju, Antônio Santana, enfatizou que é preciso falar sobre o assunto.

setembro “Trouxemos a psicóloga Karla para falar sobre o tema e à tarde teremos outro palestrante, o Caio. Nós do Senac esperamos que vocês aproveitem bastante essa palestra, escutem e tirem dúvidas”.

“Esse assunto está na pauta de qualquer discussão, tanto em nível corporativo como educacional. As competências socioemocionais tão discutidas e presentes no dia a dia na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Foi um momento realmente muito importante, pois todos precisam ficar atentos e conhecer cada vez mais sobre o tema”, comentou a assessora de Implementação Educacional, Cristiane Tavares.

Ao se dirigir aos alunos, o diretor Nilson Lima enfatizou que o Senac respeita a diversidade, procurando reproduzir a prática compartilhada do respeito mútuo.

“Vocês nos apresentam no dia a dia o exemplo de como conviver, entendendo a diferença do outro. E esta manhã, dedicamos a um assunto que precisamos refletir, que vem atormentando a juventude de uma forma geral, pela falta de rumo ou de perspectiva de vida, com uma abordagem criativa, para que saiam daqui mais preparados para enfrentar as adversidades”, frisou.

setembroA psicóloga Karla Lima de Almeida, especialista em comportamento organizacional e referência técnica do Programa de Aprendizagem do Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, enfatizou que o mercado de trabalho exige pessoas com habilidades comportamentais.

“Foi uma manhã bastante produtiva. Trouxemos um pouco sobre o que é o Setembro Amarelo, sobre o comportamento e como as nossas emoções podem influenciar no nosso desenvolvimento profissional. E as empresas estão visando muito esses profissionais que já tenham conhecimento das habilidades comportamentais. Foi um prazer poder compartilhar essas informações atendendo convite do Senac, com que já temos uma parceria há algum tempo”.

O jovem aprendiz de Serviços de Auxiliar Administrativo, Ian Alves Rodrigues, acompanhou atentamente o conteúdo da palestra.

“Eu tenho 19 anos e como jovem, o que escutamos hoje na palestra foi muito da nossa realidade. Conseguiu nos guiar por um caminho que podemos aperfeiçoar futuramente nossas condições psicológicas, que é algo muito importante. A minha geração peca e ignora muito a saúde mental. Foi muito interessante porque mostrou que precisamos observar e melhorar o nosso psicológico”.

À tarde, a psicóloga Thainan Oliveira abordou o mesmo tema, e o voluntário e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), Caio Rubens Castilhano Santos, foi convidado pelo Senac para falar sobre o trabalho da organização.

“Trouxe a mensagem do trabalho que o CVV faz, de apoio emocional e prevenção ao suicídio. É importante falar sobre esse tema, não somente no mês de setembro, quando se debate mais sobre este assunto, mas há uma necessidade de falar sobre os sentimentos e as emoções durante o ano todo. É importante conversar, dar atenção ao próximo e o mote da campanha este ano do CVV é ‘Atenção aproxima as pessoas’, traz à reflexão esse olhar atento para as pessoas que estão à sua volta e prestar esse acolhimento para a nossa vida em sociedade”.

O presidente Marcos Andrade ressaltou a preocupação em cuidar dos alunos do Senac, de forma integral.

setembro“O maior cuidado que nós temos é com a saúde mental porque todos que passam pelos 18 anos têm a expectativa de vencer na vida, de querer ganhar seu dinheiro, para que possa ir para uma festa, comprar sua roupa, ter seu sustento. Eu passei e todos passam e vocês também passarão. Agora depende de cada um de nós. Temos que saber e ter orientação, na escola e em casa, para entendermos que tudo tem o seu tempo, que cada um tem um caminho a percorrer para alcançar seus objetivos”.

Durante o mês de setembro serão desenvolvidas 16 atividades (palestras e dinâmicas), para alunos e funcionários, nas seis unidades e Unidade Móvel (UM) do Senac em Sergipe.

As ações foram planejadas e serão executadas pelo Núcleos de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE); de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE); de Departamento Pessoal e Recursos Humanos (NPED) e Assessoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional (ADHO).

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo