BelezaEducaçãoLagartoPrograma Senac de Gratuidade

Inclusão: aluno com deficiência auditiva faz curso gratuito de corte e escova no Senac de Lagarto

O jovem de 18 anos concluiu o Ensino Médio e sonha em se destacar no segmento de beleza
Inclusão: aluno com deficiência auditiva faz curso gratuito de corte e escova no Senac de Lagarto

Ter nascido com deficiência auditiva não limitou os sonhos do jovem Edivan Cruz de Jesus, hoje com 18 anos. Morador do Povoado Itaperinha, em Lagarto,  três vezes por semana , o jovem vai para a sede do município, onde faz o curso Básico de Corte e Escova, do Programa Senac de Gratuidade.

Edivan tem quase nenhuma audição, mas consegue, digitando no celular,  se comunicar com os colegas e acompanha atentamente as orientações passadas pela instrutora Josefa Francisca.

“Ele é um menino bastante dedicado, presta atenção em todo conteúdo que é passado. Quando estou ocupada com algum outro aluno, os colegas o auxiliam. Edivan manuseia com atenção a escova e a tesoura”, ressaltou a instrutora.

Edivan concluiu o Ensino Médio e agora quer seguir uma carreira profissional. O povoado onde reside, fica a quatro quilômetros do centro de educação profissional, mas isso não o impede de buscar novos conhecimentos.

“Resolvi fazer o curso para aprender corte de cabelo, pois essa área da beleza é uma que gosto muito. Acompanho todas as orientações e técnicas que são passadas pela instrutora. Espero conseguir um emprego e trabalhar em breve na área”, informou o aluno.

Promover a inclusão faz parte da missão do Senac Sergipe, conforme pontua a gerente do CEP de Lagarto, Yasmin Medeiro.

“Trabalhar a educação inclusiva é saber acolher dentro do ambiente pedagógico, todos os alunos, sendo uma pessoa com deficiência ou não. Com isso promovemos a preparação de todos, de quem tem uma deficiência, que mostra para os demais toda a capacidade que tem de aprender, respeitando o seu tempo, como qualquer outro aluno, e os colegas, que conseguem ter essa percepção de aprendizado e eficiência, como é o caso de Edivan. Ser de uma instituição que se preocupa com a inclusão, me deixa bastante realizada”, finalizou.

 

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo