Ter nascido com deficiência auditiva não limitou os sonhos do jovem Edivan Cruz de Jesus, hoje com 18 anos. Morador do Povoado Itaperinha, em Lagarto, três vezes por semana , o jovem vai para a sede do município, onde faz o curso Básico de Corte e Escova, do Programa Senac de Gratuidade.
Edivan tem quase nenhuma audição, mas consegue, digitando no celular, se comunicar com os colegas e acompanha atentamente as orientações passadas pela instrutora Josefa Francisca.
“Ele é um menino bastante dedicado, presta atenção em todo conteúdo que é passado. Quando estou ocupada com algum outro aluno, os colegas o auxiliam. Edivan manuseia com atenção a escova e a tesoura”, ressaltou a instrutora.
Edivan concluiu o Ensino Médio e agora quer seguir uma carreira profissional. O povoado onde reside, fica a quatro quilômetros do centro de educação profissional, mas isso não o impede de buscar novos conhecimentos.
“Resolvi fazer o curso para aprender corte de cabelo, pois essa área da beleza é uma que gosto muito. Acompanho todas as orientações e técnicas que são passadas pela instrutora. Espero conseguir um emprego e trabalhar em breve na área”, informou o aluno.
Promover a inclusão faz parte da missão do Senac Sergipe, conforme pontua a gerente do CEP de Lagarto, Yasmin Medeiro.
“Trabalhar a educação inclusiva é saber acolher dentro do ambiente pedagógico, todos os alunos, sendo uma pessoa com deficiência ou não. Com isso promovemos a preparação de todos, de quem tem uma deficiência, que mostra para os demais toda a capacidade que tem de aprender, respeitando o seu tempo, como qualquer outro aluno, e os colegas, que conseguem ter essa percepção de aprendizado e eficiência, como é o caso de Edivan. Ser de uma instituição que se preocupa com a inclusão, me deixa bastante realizada”, finalizou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.