A sexta-feira, 21 de junho, foi de muita emoção para 12 de 15 jovens moradores do alto sertão sergipano e suas famílias que finalizaram uma jornada de aprendizado no curso de Técnico em Enfermagem, na Unidade Senac de Nossa Senhora da Glória, município localizado a 117 km da capital, Aracaju, e iniciaram a vida profissional.
E esse foi o sentimento expressado pela oradora da turma Daires Vieira Santos que falou em nome dos concluintes.
“Hoje celebramos não apenas o fim de um ciclo, mas o começo de uma nova etapa. Esta jornada que estamos concluindo foi marcada por muitos desafios, mas também por muitas conquistas, aprendizados e, acima de tudo, por crescimento pessoal e profissional. Quando iniciamos este curso, muitos de nós estavam incertos sobre o que esperar. Aprendemos que ser técnico não é apenas aplicar técnicas e procedimentos, mas também oferecer conforto, ouvir com atenção e ser um apoio nos momentos mais difíceis para nossos pacientes. Este curso nos ensinou a importância de cada detalhe, cada gesto conta, cada palavra tem peso, e cada ação pode fazer uma diferença significativa na vida de alguém”, disse.
O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Maria José dos Santos – Professora Lia, seguiu rituais com o Pastor Josivaldo de Deus Lima Santos que fez leitura de benção de formatura, seguida do Monsenhor Francisco que procedeu a benção dos Anéis.
A solenidade teve como patronesse a Prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Michelle De Oliveira Cacho; Beatriz Melo Almeida, como paraninfa da turma; Marjory Jordany Santos Lima, amiga da turma. A solenidade contou ainda com as presenças da secretária de Saúde do município, Samara Aragão Andrade, e a diretora do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, Maísa Feitosa Silva Dantas.
“Para nós que fazemos parte do Senac Sergipe unidade de Nossa Senhora da Glória é motivo de dever cumprido, tendo em vista que a sociedade recebe profissionais qualificados. O técnico em enfermagem auxilia os enfermeiros nos cuidados com os pacientes, com o ambiente hospitalar ou unidade de saúde, por exemplo. Esse profissional cuida de pacientes em situações de média e alta complexidade, com dedicação e amor, portanto essa é a meta do Senac, capacitar para o mercado de trabalho e transformar vidas para melhor”, enalteceu o gerente da Unidade, Edilson Santos.
“Nesta cerimônia tivemos 12 concluintes, mas no total foram 15 alunos que concluíram essa jornada de aprendizado. Muitos deles já, inclusive, no mercado de trabalho, por meio do setor de saúde no município”, revelou Adalberto Trindade Souto, diretor de Educação Profissional que na solenidade representou o Diretor Regional do Senac, Nilson Lima, e o Presidente do Sistema Fecomércio Sesc, Senac, Marcos Andrade.
Novos Técnicos em Enfermagem
Angelita Nunes Barboza Santos, Beatriz Militão de Barros Borges, Carcielley de Rezende Santos, Claudia Milena Melo de Oliveira, Daíres Vieira Santos, Débora Feitosa Cacho, Elise Regina dos Santos, Jadson Oliveira Aragão, Jaqueline Souza Pinto, Maria Ângela de Jesus, Mary Sofia Vieira Santos, Thársilla Kauhanny Barreto Sousa.
Fotos: Sheyla Aragão
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.