O Encontro da Diretoria de Educação Profissional do Senac, organizado pelo Departamento Nacional, aconteceu no período de 4 a 6 deste mês, com o tema central “Inteligência Artificial”. Realizado no Rio de Janeiro, o evento reuniu representantes educacionais de todos os Regionais. Foram dias com uma agenda repleta de debates enriquecedores sobre a Inteligência Artificial (IA), desmistificando conceitos pré-estabelecidos e criando ações concretas do seu uso no processo de ensino.
O Senac Sergipe foi representado no encontro, pela gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares.
“Tive a honra de substituir nosso diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade. Foi uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos sobre gestão orientada a dados e, principalmente, sobre a aplicação da Inteligência Artificial nos processos de ensino e aprendizagem. A imersão foi fantástica, repleta de significados e orientações que projetam o Senac para o futuro e para as tendências de mercado”, enfatizou.
De acordo com a gerente, um dos destaques foi a palestra de Diogo Cortiz, PhD Fellowshi pela Université Paris-Sorbonne, que abordou a IA como um caminho inevitável, destacando seu papel educacional na criação de artefatos capazes de aprender.
“Outra contribuição valiosa foi da colega do Senac do Rio Grande do Norte, Priscilla Silveira, que ministrou uma aula sobre a integração de pessoas, processos e tecnologia para a aplicação transversal da IA, apresentando inclusive o GPT da Sofia, como um case de sucesso. Teremos muitos desafios e oportunidades no Senac Sergipe em breve, como desdobramentos deste importante evento, especialmente sobre a nossa relação de trabalho com a utilização da tecnologia”, destacou Cristiane Tavares.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.