Uma data marcada por muitas emoções e agradecimentos. Assim foi o clima da primeira edição do Prêmio Reconhecimento: Excelência na Educação Profissional do Senac Sergipe, realizado na noite de terça-feira, 21, no Delmar Hotel, em Aracaju. O evento reuniu instrutores, gerentes, coordenadores e equipes pedagógicas das unidades da instituição de educação profissional, da capital e do interior do Estado, além de conselheiros do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e convidados.
A iniciativa, pensada em conjunto pela direção Regional do Senac, a Divisão de Educação Profissional (DEP), por meio do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), e Núcleo de Comunicação, Marketing e Eventos (NCME), teve o objetivo de reconhecer e premiar talentos que fazem a instituição ser referência na área que atua.
“Foi uma honra instituir esse prêmio. Desde que pisei no Senac, senti um distanciamento entre o corpo docente e a administração. E na Jornada Pedagógica, realizada em fevereiro deste ano, finalizei dizendo que esse distanciamento precisava ser encurtado e que foi iniciado com esse reconhecimento, valorizando os profissionais do Senac Sergipe”, informou o diretor Regional, Marcos Sales.
No segmento educação, foram premiados instrutores escolhidos por meio de votação de alunos, egressos, instrutores e colaboradores, nas categorias Mestre Amigo, Educação Empreendedora, Inovação, Responsabilidade Social, Inclusão e Liderança Educacional.
“Esse prêmio foi um momento muito importante para a educação profissional e geral em nosso estado. As grandes nações têm na valorização do professor, um indicador na qualidade da educação. Entendemos que um momento como esse é de grande relevância para a carreira do docente. O Senac deu um passo à frente com essa ação inovadora e pioneira, de valorizar quem está no dia a dia, em contato direto com os alunos e nas salas de aulas”, enfatizou a gerente do NDIE, Cristiane Tavares.
“Nesses quase dois anos em que Marcos Sales esteve à frente da direção Regional do Senac Sergipe, ele deixou um legado muito significativo para a instituição e a criação desse prêmio de reconhecimento foi um deles. Os colaboradores, principalmente a parte pedagógica, tiveram a atuação profissional valorizada, pois eles são responsáveis pela excelência do ensino ofertado pelo Senac”, reforçou o diretor da DEP, Adalberto Trindade de Souto.
“Costumo dizer que o Senac realmente valoriza as pessoas e os profissionais da casa. Esse prêmio revela isso e mais uma vez o Senac sai na frente, valorizando seus colaboradores. Como integrante dos quadros há 28 anos, me sinto feliz e orgulhoso de poder vivenciar este momento”, declarou o colaborador da unidade de Tobias Barreto, José Sideval Amaral.
“Ser reconhecido é algo que coloca qualquer pessoa em um novo patamar, e ser pelos pares, ainda melhor. Quando a instituição que você trabalha decide premiar, não as pessoas de fora, mas as que fazem parte do dia a dia da empresa e que a fazem funcionar, é um sinal de respeito, de saber o quanto os colaboradores podem contribuir para o crescimento, para a realização. E como somos uma instituição de ensino, para transmitir conhecimento”, declarou o instrutor da área de Tecnologia da Informação, Sérgio Antônio Pitanga.
“É a valorização do colaborador que leva a missão do Senac adiante, que é educar para diversas atividades, indo além de somente a profissionalização, educando com humanização e inclusão. Este evento nos prestigiou e principalmente nos mostrou o quanto somos importantes na formação profissional dos alunos, não só aqui em Sergipe, mas no Brasil. Somos referência para o mundo”, afirmou a analista educacional Jucileide Dultra.
“A implantação desse reconhecimento foi importante para prestigiarmos quem está na linha de frente, nos representando diretamente nas salas de aula, lidando diretamente com nossos alunos, em todo o estado. Quero parabenizar toda a direção e os envolvidos diretamente a criação do prêmio, pela oportunidade de valorizar que faz toda a diferença no universo do Senac Sergipe”, agradeceu o gerente da Unidade Móvel (UM), Edson Araújo.
“O trabalho que vem sendo realizado aqui em Sergipe pelo presidente Marcos Andrade e o diretor do Senac, Marcos Sales, não se discute. A criação desse prêmio foi mais uma ação que mostrou a dedicação e preocupação com a instituição e por quem faz parte dela”, disse o conselheiro Renato Alves.
“Tudo na vida é inovação, é buscar novos momentos, oportunidades e valorizar aqueles que estão no chão da fábrica, que no caso do Senac, são os instrutores. Com a instituição desse prêmio, temos a oportunidade de valorizar e prestigiar esses instrutores. Este é o primeiro ano e outros virão, para que possamos ter contato e afirmar que no Senac, eles têm valor, que estão na luta do dia a dia e nos prestigiando enquanto instituição. Somos uma escola profissionalizante, e não teríamos a importância que temos hoje, se não fossem os instrutores, e os nossos colaboradores. Foi uma noite de reconhecimento e muita emoção”, frisou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade.
Os Premiados:
Mestre amigo
Cássio Alberto Silva – instrutor da Aprendizagem – unidade Aracaju
Zélia Cruz – instrutora de Moda – unidade Aracaju
Educação empreendedora
Alaine Priscila – instrutora de Qualificação – unidade Aracaju
Christianne Fonseca – instrutora da Aprendizagem – unidade Aracaju
Inovação
Taíres Vidal – instrutora da Aprendizagem – unidade Tobias Barreto
Hiago da Silva Santos – instrutor da de Qualificação – unidade Itabaiana
Responsabilidade Social
Thainan Dória – instrutora de Beleza – unidade Tobias Barreto
Diego Santos – instrutora da Aprendizagem – Unidade Móvel
Inclusão
Marcel Dionísio – instrutor de Moda – unidade Aracaju
Gabrielle Maia – instrutora da Aprendizagem – Unidade Móvel
Liderança Educacional
Lucivânia Santana – analista pedagógica – unidade Itabaiana
Yluska Mayara – analista pedagógica dos cursos técnicos – unidade Aracaju
Colaboradores do setor administrativo também foram premiados. Com base em suas atuações, as indicações foram feiras pela diretoria do Senac e referendadas pelo conselho, nas categorias Liderança Transformacional e Inspiração.
Inspiração
Priscila Melquíades – gerente do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura
Kelly Oliveira – engenheira
Cristiane Tavares – gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional
Ana Katheleen Souza – assessora Jurídica
Liderança transformacional
Gileno Feitosa – assessor de Auditoria Interna
Adriana Rodrigues – gerente do Núcleo de Planejamento Organizacional
Amália Roeder – assessora de Comunicação, Marketing e Eventos
Marcos Sales – diretor Regional do Senac Sergipe
José Marcos de Andrade – presidente do sistema Fecomércio-Sesc-Senac
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.