Com o tema “Ética, inclusão e novas tecnologias”, foi aberta na manhã desta terça-feira, 13, a X Semana de Enfermagem do Senac Sergipe. O evento, iniciado no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, até o final do mês, vai percorrer as unidades do Senac de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Tobias Barreto. Atualmente, o Brasil possui cerca de 2,5 milhões de profissionais de enfermagem, sendo 75% deles técnicos ou auxiliares.
A coordenadora dos cursos de Saúde do Senac SE, Caroline Teles, destacou que a semana acontece em maio, em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12), e ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).
“Pensamos em um evento que pudesse contemplar a inclusão, a tecnologia, os avanços das conquistas da enfermagem, além de oficinas sobre elaboração de currículo e a importância da imagem pessoal do profissional, dentre outros temas que pudessem agregar conhecimento aos participantes”, informou.
Nesta edição, estão sendo aplicados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, em especial o ODS 4, assegurando a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.
“Quem trabalha na área da enfermagem tem uma vivência que transforma o jeito de conduzir a vida. Espero que este evento proporcione mais conhecimento, pois sempre nos dá dignidade. Tenham certeza que todo o conteúdo foi preparado com afeto e carinho. Tenham uma boa jornada”, saudou diretor Regional do Senac, Marcos Sales.
“Este é um momento para que todos tenham uma participação ativa, não só para adquirir conhecimento, mas também enriquecer o evento com troca de informações. Essa Semana de Enfermagem traz novidades tecnológicas adotadas na área de saúde, mas também perspectivas de trabalho nesta área tão importante e que ajuda a população brasileira”, reforçou o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto.
Na parte da manhã, o evento em Aracaju contou com as palestras “Atendimento Inclusivo ao Cliente: Práticas e Estratégias para uma Experiência Positiva”, proferida pela analista do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos (NPRE), Silvia Conceição, e “A tecnologia na área da saúde”, com o instrutor Jhonatan da Silva Rodrigues. Na sequência foi realizada a Mesa Redonda “Reflexões Éticas na Prática de Enfermagem: Uma Mesa Redonda para a Excelência no Cuidado”, que teve como mediadora a instrutora enfermeira Nayline Aragão, e os palestrantes Lino Eduardo Farah, representante do Coren-SE e Shirley Morales, do sindicato dos Enfermeiros.
A parte da tarde foi reservada para as oficinas de Currículo e Imagem pessoal, com os coordenadores dos cursos de Gestão e Negócios, Marco Gonçalves, e de Moda, Karinne Sá, e sobre PCR/RCP, com a instrutora e enfermeira Sara Larissa Guimarães Mercenas.
As informações passadas pelo coordenador dos cursos de Gestão e Negócios, Marco Gonçalves, foram ouvidas atentamente pelos colegas Jackson Paula dos Santos, 18 anos, e Alexandre Júnior Oliveira Chagas, 17, que estão fazendo o curso de Atendente de Farmácia.
“Ele falou como preparar um currículo, uma coisa que a gente acha simples, mas sempre é difícil de fazer”, disse Jackson. “É muito importante a gente saber fazer um currículo corretamente”, complementou Alexandre.
A técnica em enfermagem Emily Vitória está fazendo o curso de especialização em Terapia Intensiva e acompanhou atentamente as palestras e oficinas realizadas no CEP Aracaju.
“Foi um momento muito ímpar, pois gosto da maneira como o Senac agrega conhecimento às profissões em geral, tanto com palestras quanto com as dinâmicas que a equipe pedagógica da instituição desenvolve. Os temas trazidos nesta semana de enfermagem foram bastante diversificados e de grande relevância para quem é profissional da área”.
Nos dias 16 e 17, a X Semana de Enfermagem acontece no Centro de Educação Profissional (CEP) de Nossa Senhora da Glória, no período da noite.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.