Com o objetivo de capacitar os colaboradores do Senac em Sergipe, as gerências de Planejamento, Orçamento e Finanças (NPOF) e de Tecnologia da Informação (NTIC) estiveram nas unidades do interior para explicar e tirar dúvidas sobre os sistemas MXM e 1Doc. As duas plataformas se complementam, sendo uma para toda a tramitação financeira e a outra para encaminhamentos de documentos, solicitações e ofícios.
A ideia de fazer o treinamento com os colaboradores do interior surgiu por conta da mudança nos procedimentos, que antes tramitavam em documento físico, e migrou para digital.
“A proposta foi ajudar na resolução das burocracias e deixar o trabalho mais célere porque a tecnologia nos dá essa possibilidade. Para isso, eles precisam conhecer o sistema para conseguir executar os processos de maneira rápida e fácil”, disse a gerente do NPOF, Greice Kelly Jesus de Carvalho.
“Atualmente já fazemos a maior parte dessas tramitações on-line, o que agiliza o processo e reduz consideravelmente os gastos com papel, energia e toner para as impressoras. Um sistema complementa o outro. Para que seja implantado na totalidade, estamos fazendo o treinamento dos dois sistemas, com os colaboradores de todas as unidades operativas do Senac”, explicou o gerente do NTIC, Antônio Porto.
A adoção dos dois sistemas trará inclusive mais agilidade na tramitação de processos das unidades do interior.
“Isso porque será tudo eletrônico, sem a necessidade de envio de malote, com deslocamento de veículo. Isso demanda tempo e mais custos. Com os sistemas operando, uma unidade pode solicitar um pagamento e assim que for protocolado on-line, começa a tramitar e já vai para o setor de pagamento”, relata Antônio Porto.
“Tivemos uma receptividade muito boa em todas as unidades, com os colaboradores atentos e querendo se inteirar de todo o processo. Essa proximidade fortaleceu o elo, porque foram sanadas dúvidas e os deixou mais tranquilos, pois até então a informações foram passadas on-line, que é bom, mas o presencial deixou claro que podem contar conosco sempre. E teremos outros encontros no futuro, pois essa padronização representa um ganho muito grande para o Senac e todos os seus colaboradores”, enfatizou Greice Kelly.
Sergipe pioneiro
A necessidade do treinamento do sistema MXM surgiu em dezembro de 2023, quando foi finalizado o projeto de padronização, junto com o Departamento Nacional (DN).
“Nós aqui em Sergipe fomos os pioneiros e desde dezembro que estamos nos atualizando sobre o sistema e a tramitação de papel reduziu cerca de 90%, porque todos os núcleos e todas as unidades possuem acesso ao MXM e já nos encaminham comprovações de pagamento, pedidos de pagamento através do sistema e não mais o documento físico”, disse a gerente de Planejamento, Orçamento e Finanças.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.