A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPAA) do Senac Sergipe promoveu na tarde de quinta-feira, 18, uma palestra sobre Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), para colaboradores de todas as unidades, de forma presencial e on-line e alunos da Aprendizagem de Aracaju. Para falar sobre o assunto, os cipeiros convidaram o médico sanitarista Almir Santana.
De forma didática e com linguagem simples, o palestrante trouxe os números atualizados dos casos de Aids, HIV e da Sífilis em Sergipe, falou sobre prevenção e tratamento preventivo.
“Esses dados que apresentamos são deste ano e mostram que é preciso prevenir, e a camisinha continua sendo o melhor método de prevenção. É preciso falar, perguntar e conhecer sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Quero lembrar que a Aids já é a doença em si, e o vírus é o HIV, cujo portador pode ter um tratamento contínuo”, destacou, mostrando ainda o uso correto dos preservativos masculino e feminino.
A aluna da Aprendizagem, Ana Letícia dos Santos, 19 anos, destacou a importância de trazer para o ambiente pedagógico, um tema tão importante, em especial para a juventude.
“Falar sobre Aids e IST’s ainda é tabu na nossa sociedade. Até mesmo os pais têm vergonha de falar com os filhos e os jovens precisam ser informados sobre esse assunto, como prevenir, onde fazer os testes, serem orientados como ter uma vida sexual saudável. Já fiz o teste e é bem tranquilo e necessário, pois como Doutor Almir falou, podemos ter o vírus e não ter sintomas, ou eles só aparecerem muitos anos depois. Nunca é demais cuidar da saúde”.
“Desde minha infância nunca foi dito sobre doenças sexuais em casa. Crescemos com algumas pegadinhas que as mães falam, sobre como os bebês são gerados. Como o passar do tempo, normaliza mais a conversa, mas tratar sobre sexualidade é sempre evitado. E os jovens precisam ter conhecimento, até mesmo para evitar problemas de saúde, como o uso indevido de algumas medicações”, relatou o jovem aprendiz de 19 anos, Luiz Henrique dos Santos Oliveira.
O presidente da CIPAA do Senac, Rodrigo Roriz, agradeceu a presença de todos os alunos e colaboradores, e ao palestrante, por aceitar falar sobre o tema.
“Foi uma honra muito grande receber o professor Almir Santana, que atendeu prontamente nosso convite, para falar desse assunto tão importante e que ele é referência no Estado, principalmente para a juventude. Foi uma tarde bastante produtiva, pois a Aids e IST’s são temas que sempre devem ser abordados”, destacou.
“A prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde, principalmente em se tratando de vida sexual. Doutor Almir Santana é uma referência para o país, em doenças sexualmente transmissíveis. Ficamos bastante honrados em tê-lo como palestrante para falar sobre um tema tão necessário, para nossos alunos e colaboradores do Senac”, enfatizou o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.