Jornada Pedagógica

Jornada Pedagógica finaliza com apresentação de mais de 1,4 mil ideias e 26 projetos

Foram dois dias de imersão, integração e conhecimento, com a metodologia ativa de hackathon
Jornada Pedagógica finaliza com apresentação de mais de 1,4 mil ideias e 26 projetos

Pensar além de quatro paredes do ambiente escolar, deixando fluir temas como comunicação, integração, compartilhamento de conhecimento, de metodologias e novas ferramentas. Essa foi a proposta da Jornada Pedagógica 2024 do Senac Sergipe que este ano teve como tema “Arena Senac: Construindo mentes inovadoras, inclusivas e empreendedoras”, reunindo mais de 220 participantes, no Hotel Delmar, durante os dias 1 e 2 de fevereiro.

Conduzido pelo Doutor em Desenvolvimento Urbano, Mestre em Educação, escritor e que atua como consultor e coaching, Rafael Demétrius, o evento deste ano apresentou uma proposta baseada na metodologia ativa de hackathon. Divididos em 26 grupos com nomes de animais, todos os participantes colocaram a mão na massa para desenvolver novas habilidades, apontando problemas, sugerindo soluções e colocando em prática o que foi sugerido. Cerca de 200 obstáculos foram apontados, gerando mais de 1,4 mil ideias de solução.

jornadaConstantemente os grupos eram avaliados pela participação nas atividades, que permitiu ainda que integrantes das equipes circulassem nos outros grupos, para conhecer de perto cada situação que foi levantada. Nada de ficar parado, mas sempre em movimento, com tempo cronometrado para cada ação. Assim é o hackathon, uma atividade criativa e inovadora realizada por pessoas que buscam resolver, assertivamente, problemas em um curto período.

Como resultado da metodologia que inspira processos de imersão em formato de maratona, combinando ferramentas que envolvem a arte visual, elementos de programação, desenhos, histórias, gestão democrática, inovação e colaboração, cada grupo apresentou um projeto, com soluções viáveis para cada situação levantada, colocando em prática as ideias que surgiram. Os integrantes da equipe vencedora foram premiados com voucher para cursar uma pós-graduação Senac.

Segundo a gerente do NDIE, Cristiane Tavares, a Jornada Pedagógica 2024 superou todas as expectativas do público interno.

“O clima de gamificação e colaboração despertou nas equipes uma nova abordagem sobre o processo ensino-aprendizagem, baseado em problemas, em projetos, na perspectiva de sala de aula invertida e design thinking. O palestrante conseguiu articular conteúdo, integração e metodologias ativas de ensino. Este ano, como diferencial, a Jornada Pedagógica recebeu também alguns gerentes da Diretoria Administrativa Financeira e os analistas administrativos. E essa integração é fundamental para a qualidade da Educação, pois gestão e educação são indissociáveis. Somos uma escola e todos temos o objetivo de melhorá-la”, concluiu.

jornada“Foram dois dias intensos de muita troca, conhecimento e muito partilha, em que instrutores, equipe administrativa e gestores do Senac, puderam pensar de uma forma diferente, através de uma metodologia ativa. Acredito que foi um momento de integração, de comunicação, de partilhar ideias, de crescimento e desenvolvimento. Fico muito feliz de ter finalizado essa jornada com a certeza de missão cumprida, de ter uma semente que dará bons frutos. Gratidão!”, destacou o palestrante, Rafael Demétrius.

Depoimentos

“A Jornada Pedagógica deste ano, com certeza, foi uma das melhores que já participei, pois agregou muito valor e conhecimento, e nos fez perceber que de forma simples podemos inovar dentro da sala de aula. Como integrante da Unidade Móvel tenho certeza de que os nossos instrutores vão levar esse aprendizado para os alunos, pensando na carreira profissional deles”, afirmou a analista pedagógica Renata Priscila.

“Para mim, participar da Jornada foi algo gratificante. Faço parte da área administrativa e pude ver a abrangência do que o pedagógico desenvolve. Foi excelente a participação ter sido estendida ao pessoal do administrativo. Um evento inédito e diferenciado, dois dias de imersão e muito aprendizado, na construção de projetos e objetivos, aplicando a metodologia ativa de hackathon”, declarou o gerente do Núcleo de Suprimentos (NUSUP), Edilson Santos.

“Foi uma jornada surpreendente, de todas que já participei. A mais impactante no meu pensar e que superou todas as minhas expectativas. Os participantes foram envolvidos desde o atendimento, a recepção, as dinâmicas aplicadas que evoluíram durante os dois dias que foram de grande aprendizado para mim, como instrutora”, declarou Zélia Macedo, do curso de Corte e Costura.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo