DestaquesNotíciasTurismoVai Turismo

Planejamento do Cetur 2024 conta com ampliação de qualificações ofertadas pelo Senac

Presidente do conselho reuniu secretários e trade para apresentar o plano de ações para este ano e os resultados de 2023
Planejamento do Cetur 2024 conta com ampliação de qualificações ofertadas pelo Senac

Com foco no turismo do futuro, o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) de Sergipe, apresentou na tarde de terça-feira, 23, o planejamento das ações para 2024, que envolve o Senac, com a oferta de cursos e oficinas. Durante a apresentação para representantes do trade turístico e secretários municipais e de Estado, o presidente do conselho, Fábio Andrade, destacou o fortalecimento do trabalho em parceria com o trade turístico e o Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac.

“Tivemos um 2023 bastante produtivo, com a realização de diversos eventos, envolvendo o Sistema Fecomércio, Governo, prefeituras e entidades. E para este ano, pretendemos continuar desenvolvendo estratégias para ‘Construir o turismo do futuro, em Sergipe’, focado na inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.  Para ampliarmos esses bons resultados, precisamos continuar trabalhando unidos, empresas, organizações, trade e órgãos públicos”, enfatizou.

O presidente do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac, Marcos Andrade aproveitou a oportunidade para destacar alguns dados do Natal Iluminado 2023.

“Além de Aracaju, chegamos em mais 15 municípios sergipanos e na pesquisa que fizemos com o público, chegamos a 96% de satisfação com o Natal Iluminado, e a média de crescimento de vendas foi de 35%. Graças as ações como o Natal Iluminado e do Vai Turismo, fomos selecionados pela CNC como a melhor Fecomércio do país. E isso graças as parcerias que temos feito, com o governo do Estado, prefeituras, empresas e entidades.”

O gerente do Centro de Gastronomia e Turismo do Senac (CGT), José Américo Siqueira, enfatizou a importância do encontro do Cetur, já pensando nas ações para 2024.

“O Senac começou o ano com oferta de cursos durante o Verão Sergipe, em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de preparar melhor os sergipanos para receber bem o turista, com qualificações nas áreas de gastronomia e de turismo. E já estamos de olho no período da Páscoa, ofertando cursos de preparo de ceias, de ovos e outros produtos à base de chocolate. O ano passado foi bastante produtivo e este ano, seguindo a determinação do presidente Marcos Andrade, e do diretor Regional, Marcos Sales, ampliaremos ainda mais esse trabalho”.

A reunião contou com a presença da diretora Regional do Sesc, Aparecida Farias; os secretários de Turismo de Aracaju, Jorge Franga; de Laranjeiras, Plácido Lyra; de Itabaianinha, Jairo Floriano, de Santana do São Francisco, Genilson Aragão, e do Estado de Sergipe, Marcos Franco. Também participaram o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco, e o representante da Associação Brasileira das Agências de Viagens em Sergipe (ABAV-SE), João Ávila, dentre outros.

Bons resultados

Em 2023, diversas ações foram desenvolvidas, visando fomentar o turismo em Sergipe, contando com a participação direta do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac, inclusive a instalação do Cetur. O programa Vai Turismo, envolve quatro municípios – São Cristóvão e Laranjeiras, compondo a Rota Religiosa; e Tobias Barreto e Itabaianinha, a Rota de Compras –, e conta com a colaboração de entidades, órgãos públicos e prefeituras municipais.

Fruto dessas parcerias e apoios, um calendário de eventos foi preparado pelo Sistema Fecomércio, iniciado no período junino, se estendendo até o final no ano, movimentou o Centro da capital e cidades do interior de Sergipe. O Senac se fez presente, ofertando qualificações com foco no turismo, na gastronomia, no atendimento, cumprindo o papel de educar para o trabalho, promovendo a inclusão e oportunizando uma vida mais digna para os cidadãos sergipanos.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo