DestaquesGastronomiaInclusãoInteriorizaçãoNotíciasTobias Barreto

Inclusão: Projeto Integrador do curso de garçom enfatiza importância de estudar o atendimento acessível

A turma da noite do CEP Tobias Barreto apresentou o trabalho no dia 12 de dezembro
Inclusão: Projeto Integrador do curso de garçom enfatiza importância de estudar o atendimento acessível

Com foco no viés social, a turma da noite do Senac CEP Tobias Barreto do curso de Garçom, apresentou o Projeto Integrador, no dia 12 de dezembro, “A importância do conhecimento prévio e práticas para o aperfeiçoamento no atendimento de pessoas com deficiência”. O trabalho trouxe de forma interdisciplinar, a importância do conhecimento sobre acessibilidade e inclusão social.

projeto integradorO projeto apontou a importância da qualificação profissional, ou seja, conhecimento aprofundamento sobre atendimento e inclusão, a fim de ofertar os melhores serviços para todos os tipos de público e suas necessidades.

“Os alunos trouxeram a importância desse conhecimento prévio nas áreas de restaurante e profissionais de garçom para atender pessoas com deficiência. Trazendo as problemáticas da acessibilidade e inclusão, e apresentando como solução: a profissionalização e a orientação para os donos de restaurante, além de um esclarecimento com que é PCD”, explicou o instrutor do Senac-SE, Orestes Cruz.

O Projeto Integrador é a última etapa de curso, e busca trazer uma interação entre a teoria aprendida no curso e a prática no mercado de trabalho.

“Os alunos conseguiram interagir de forma bastante interdisciplinar, com os outros alunos que estavam na apresentação, que no caso foi a turma do curso de barbeiro. Eles conseguiram relacionar o conteúdo que estavam apresentando sobre inclusão, voltada também para a profissão do barbeiro”, contou a analista educacional do Senac-SE, Maiara Silva Souza.

Thiago de Oliveira, que é um dos alunos da turma de garçom do período da noite, abordou o processo do Projeto Integrador e como ele é pensado durante todo o curso.

“Foi algo que nós ficamos por dentro, o instrutor explicou detalhadamente, como poderia ser colocado em prática. Surgiu a ideia de dois temas bem atrativos, mas escolhemos a acessibilidade e a inclusão voltadas para restaurantes e bares, que onde justamente o garçom mais atua”, comentou o aluno do Senac-SE.

“Foi tudo desenvolvido de uma forma muito atenciosa, e durante a apresentação nós conseguimos interagir com o público presente. Dito isso, o projeto integrador é muito importante para colocar em prática, ou seja, ir além do que é aprendido no curso”, complementou.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo