“Licor Di Sergipe: licores finos e gourmetizados” foi o tema do Projeto Integrador apresentado pela turma que concluiu o curso de garçom, na quinta-feira, 30, para a turma que vai iniciar a formação profissional na mesma área, no âmbito do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O projeto teve como principal objetivo melhorar o serviço prestado e abordar de forma dinâmica a venda de licores, trazendo sofisticação à bebida tradicional da região.
“Fizemos uma releitura dos licores finos e gourmetizados, acrescentando ingredientes como creme de leite e leite condensado, criando a oportunidade para essa turma adquirir conhecimento sobre toda a cadeia produtiva do licor e como apresentar aos clientes a bebida, de forma atrativa e carregada de regionalidade, com um toque de requinte. Além de disponibilizar profissionais bem-preparados e com conhecimento sobre o estado e visão empreendedora”, enfatizou a instrutora Evanice Melo.
Aprendizado
Durante a apresentação, além de falar sobre a produção de licor, uma tradição da região Nordeste, os alunos relataram ainda as atividades extensivas que fizeram durante o curso, a exemplo de visita ao Mercado Central de Artesanato de Aracaju e participação na Semana da Sergipanidade.
“Chegamos aqui uma pedra bruta e estamos saindo com outra visão da profissão de garçom, que a nossa instrutora sempre nos mostrou que é uma excelente profissão, que temos valor. Em nome da turma, gostaria de deixar o nosso muito obrigada, desde o diretor ao pessoal da limpeza, que nos acolheu com paciência e carinho. Foi um aprendizado para a vida e que me abriu portas, pois já estou empregada”, destacou Carina da Conceição Leite
O recém-formado garçom Robson Oliveira Santos reforçou as palavras da colega.
“Quero agradecer ao Senac por disponibilizar cursos gratuitos para quem tem interesse em ter um futuro profissional. A instrutora Evanice é uma excelente profissional e me fez enxergar que o aprendizado deve ser constante. Ela levou a turma para eventos e locais, para que pudesse entender que é preciso ter um olhar mais minucioso, de turista, e saber os atrativos que o Sergipe tem. O projeto integrador me fez conhecer coisas novas, pesquisar, aprender mais. Obrigado a todos que fazem o Senac, por essa oportunidade”.
A instrutora Evanice Melo destacou que o grupo desenvolveu as marcas formativas do Senac com muita honra.
“Dedicação e o profissionalismo são atitudes que nós, instrutores, observamos desde o início de cada curso. Esta foi uma turma jovem, que se envolveu em tudo que foi proposto em sala de aula e nas práticas, vencendo a timidez e os obstáculos. E fico feliz porque praticamente todos já saem empregados”.
Presente na apresentação do projeto, a coordenadora dos cursos de Gastronomia, Marta Moreira Aguiar, ressaltou a importância dos concludentes conhecerem a cultura e a tradição do Estado.
“A atitude da instrutora de levar vocês ao mercado, ao museu, para conhecer o que Sergipe tem, foi muito interessante, porque vocês, enquanto garçons, podem atuar como agentes propagadores das riquezas do Estado. Saber esses pormenores ajudam no atendimento ao cliente, na criatividade para a elaboração do licor, de drinks e novos produtos, da marca de vocês, tendo como referência a formação feita no Senac”.
“O Senac é transformador e esse curso foi o primeiro passo na mudança da vida de vocês. São jovens, cheios de energia, com um futuro brilhante pela frente. Que esse momento seja impulsionado pela ousadia e estudo continuado. Vocês foram alunos e mais adiante podem estar aqui, sendo instrutores, ensinando outras gerações. A educação continuada é importante nessa jornada de vocês”, ressaltou o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto.
O gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), José Américo Siqueira, reforçou o papel dos instrutores do Senac na formação dos alunos.
“Vocês instrutores são extremamente importantes para o Senac, pois são responsáveis por propagar as marcas formativas na nossa instituição, que busca oferecer sempre o que há de mais atual no mercado. Garçom é uma profissão extremamente importante, é o cartão postal de qualquer restaurante, pois só consegue sucesso se tiver um bom atendimento. Vocês são vendedores e isso é um dom. Então, se aprimorem sempre. O Senac está de portas abertas para todos vocês”.
Banco de Oportunidades
A analista Sílvia Conceição, do Núcleo de Promoção e Relação com Egressos (NPRE) acompanhou a apresentação e aproveitou para divulgar o Banco de Oportunidade que a instituição possui.
“Fico muito feliz em saber que praticamente todos já estão empregados, estão trabalhando. Mesmo assim, é importante que cadastrem seus currículos em nosso Banco de Oportunidades, pois é bastante consultado pelas empresas. Quem sabe surgem novas propostas de crescimento profissional”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.