O Natal Iluminado é um evento realizado pelo Sistema Fecomércio e parceiros, que busca fomentar o desenvolvimento social, cultural e econômico através de atividades atrativas. A iniciativa tem como berço a Praça Fausto Cardoso, e acontece dos dias 17 de novembro a 6 de janeiro.
Para estimular a profissionalização e a empregabilidade durante o período natalino, o Senac Sergipe desempenha um papel importante. Em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Senac ofertou oficinas de capacitação em Confeitaria Natalina.
“O Senac, preocupado com a qualidade dos produtos a serem ofertados no Natal Iluminado, buscou capacitar e treinar profissionais para um melhor desempenho”, pontuou Adalberto Trindade Souto, Diretor da Divisão de Educação Profissionalizante do Senac|SE.
A entrega dos certificados em confeitaria natalina foi destaque no lançamento da 7a edição do Natal Iluminado. O curso teve como objetivo atingir comerciantes locais, principalmente, aqueles que trabalham ou irão trabalhar no centro da cidade.
Foram encerradas duas turmas de 16 alunos, formando 32 pessoas no curso de confeitaria natalina. “O intuito maior do curso era ensinar produções de época natalina, para que fossem comercializados durante o natal iluminado. A maioria dos alunos já era pequeno e médio empreendedor, que comercializa na Fausto Cardoso”, comentou o gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac|SE, Américo Siqueira.
Delzuita Santos de Almeida, de 72 anos, é uma das empreendedores que buscaram a oficina como forma de engrandecimento profissional, e que receberam o certificado em cerimônia no Palácio Museu Olímpio Campos.
“Aprendi a fazer panetone, cheese cake, dois amores. Pretendo fazer em casa primeiro, para degustar, para ver se ficou legal. Tem que fazer primeiro para a família para saber se está bom, e só depois mostrar ao público. O curso foi maravilhoso. O conhecimento que tivemos através das explicações do professor, vai ajudar nossas vendas. Eu não sabia fazer o que eu aprendi, então, eu estou muito feliz”, conta a comerciante, que vende sopas e caldos há mais de 4 anos na praça.
Marcos Sales, diretor regional do Senac|SE, enfatizou a importância de iniciativas como esta, para a empregabilidade. Ele explicou que o selo Senac representa um mundo de oportunidades para aqueles que buscam profissionalização com profissionais capacitados. “O Senac busca atender às demandas do mercado de trabalho, a partir disso, capacitar profissionais para o período natalino, para que possam produzir uma renda a partir disso”, disse.
Desde a Semana da Sergipanidade, Maria Aparecida, vende seu artesanato na praça. Mas apesar disso, também é empreendedora da gastronomia, e trabalha há muitos anos com culinária à domicílio.
“O mais importante para mim foi conseguir terminar esse curso, já que vai melhorar meu currículo, porque eu gosto muito de cozinhar. Já fiz almoço para algumas pessoas, artista de fora, fiz muitas coisas. Por isso, o curso vai me permitir aplicar as receitas no meu negócio”, disse Maria Aparecida América da Solidade, uma das alunas que recebeu o certificado.
“Eles aprenderam as técnicas durante o curso para trabalhar com produtos tradicionais da confeitaria natalina, sendo eles, panetones doce e salgado, rabanada, pudim, bolo de frutas com fondant, dentre outros. Podem ser aplicados nas ceias natalinas ou simplesmente comercializado em seus negócios”, detalhou o instrutor da oficina, Célio Batista.
Durante a cerimônia, houve exposição e degustação dos pratos típicos natalinos, que foram elaborados pelos alunos durante o curso.
“Mais uma parceria com o Senac e o Sistema S, que promove cursos de excelência para empregabilidade, e agora, para o empreendedorismo. Foram entregues os certificados, após isso, um momento de degustação. Um momento único”, apontou Rafael Melo, Secretário Executivo da Seteem.
Natal Iluminado
O Natal Iluminado, é um dos principais eventos anuais do calendário sergipano, e busca se inovar a cada ano. Nesta sétima edição, a grande novidade é a expansão dos circuitos.
“Este ano trazemos o circuito do Natal Iluminado, levando o evento para os interiores sergipanos. Todas as cidades participantes vão receber o desfile de Natal. Nós buscamos incentivar a geração de emprego e renda ao longo do estado. Além disso, a árvore de Natal, que chega a 38 metros de altura e os 11 milhões de pontos de luz que foram ligados na decoração das praças. A programação também inclui a Vila do Natal Iluminado, que acontece na Orla de Atalaia”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Marcos Andrade.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.