Projeto Integrador “Coragem de ser mulher” do curso de estilista Senac, teve como objetivo destacar a essência e a diversidade feminina através da moda. A exposição de moda, aberta ao público, acontece entre os dias 11 a 30 de outubro no Shopping Riomar.
As peças foram desenvolvidas ao longo do curso com orientação da instrutora Karinne Sá. O desafio do projeto foi produzir peças que pudessem ser valorizadas e adquiridas pelo mercado “fashion”.
A instrutora contou que, inicialmente, o projeto traz uma provocação para o outubro rosa. “Mas também foi muito sobre a coragem de ser mulher. Cada trabalho seguiu uma vertente autoral, de vivências de cada aluno, ou sendo mulher ou tendo uma mulher importante na sua vida”, pontuou a instrutora do curso de estilista.
As alunas visaram redefinir os padrões da moda em busca do empoderamento da individualidade, buscando refletir as diversas histórias, lutas, sonhos, receios e conquistas das mulheres através de cada peça. Sendo a produção das peças norteada pelas palavras-chave: dor, marcas, destino, libertação, cura, luta, reconhecimento, evolução, sonhos, contos e resgates.
“Juntando toda a equipe fazemos com que os alunos mostrem seu olhar artístico, mas também social relacionado a que as mulheres podem ser o que elas desejarem, se redescobrir e reposicionar seu caminho. Então, a exposição faz esse desafio de que a mulher se permita”, disse Karinne.
“As peças desenvolvidas durante o projeto integrador, revelam que as alunas, com a orientação da instrutora Karinne Sá, revelaram seus talentos, com a produção de peças que podem ser adquiridas pelo mercado de moda sergipano. Isso mostra quanto o projeto integrador é importante para a finalizar a formação dos alunos do Senac, com excelência”, destacou o diretor de Educação Permanente, Adalberto Trindade de Souto, que esteve visitando a exposição.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.