Na manhã de segunda-feira, 16, o Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), promoveu um encontro entre analistas pedagógicos, instrutores do setor e equipes dos restaurantes escolas Senac e Bistrô Cacique Chá, além do pessoal da lanchonete escola Delícia. O Gastro Meet, realizado no auditório Hilton José Ribeiro, do Centro de Educação Permanente (CEP) de Aracaju, teve o objetivo de integrar todos os colaboradores envolvidos nos eixos de gastronomia e turismo do Senac-SE.
“Este momento foi pensado para ser uma integração entre todos, já que no dia a dia, muitos estão em setores diferentes do Senac. E gostaria de aproveitar o momento para parabenizar nossos instrutores, pelo Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro”, disse o diretor Regional da instituição, Marcos Sales, na abertura do encontro.
De acordo com Américo Siqueira, gerente do Centro de Gastronomia e Turismo do Senac-SE, este foi o primeiro de vários encontros que acontecerão com o intuito de integrar o time.
“Este foi um dos primeiros encontros do CGT, com o objetivo de integrar e acolher a equipe, para que trabalhemos de forma coordenada, ressaltando a importância de cada um deles para que o Senac possa formar seus alunos com eficiência e excelência”, enfatizou
Dinâmicas
A primeira dinâmica conduzida pelo instrutor de Oratória, Valter de Souza, trouxe uma abordagem focada na aceitação e envolvimento como caminhos para reconhecer quando o colega não está bem.
“Precisamos ter empatia, entender que nem sempre o colega de trabalho está bem, então é importante que façamos da melhor forma possível a nossa parte, lembrando que dependemos uns dos outros, da união de todos, para podermos alcançar nossos objetivos”, disse.
Outra dinâmica envolveu cada um procurar e ajudar os demais a achar balões com os nomes de todos os participantes.
“Toda mudança dá um friozinho na barriga, como ocorreu logo no início do nosso encontro, quando pedimos para cada um trocar de lugar. Isso é normal, pois não sabíamos se gostaríamos de quem sentaria conosco. O que é preciso é nos tratarmos com cordialidade, para que o trabalho de todos possa fluir’, destacou a analista de processo de Recursos Humanos, Rosineide Fontes.
Momento agregador
“Eu achei muito importante a realização desta manhã de integração, porque é necessário para haver essa união entre os ambientes, do Restaurante Escola, do Cacique Chá e demais setores. Esse evento serviu para nos conhecermos melhor e fortalecer essa unificação”, destacou o cozinheiro Hudson Souza, que faz parte da equipe do Restaurante Bistrô Cacique Chá há dois meses.
“Foi um momento muito bom para conhecer todos os colegas, que estão em outros setores do CGT do Senac e que não vemos no dia a dia. As dinâmicas nos fizeram interagir com os demais e nos misturarmos. Gostei bastante da ideia”, enfatizou Vanessa Rocha, egressa do curso de garçom e que agora faz parte da equipe do Restaurante Escola Senac.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.