Um momento para trocar ideias e apresentar os avanços alcançados pelo turismo em Sergipe. Este foi o clima do V Fórum Senac de Turismo, realizado na noite de quarta-feira, 27, data em que são comemorados os dias do Turismo e do Turismólogo. O evento, realizado no auditório Hilton José Ribeiro, na unidade do Senac de Aracaju, este ano abordou “Ações do Projeto Vai Turismo: Rumo ao Futuro em Sergipe”.
A noite contou com a presença de representantes do trade turístico sergipano, equipe diretoria do Senac Sergipe e representantes dos quatro municípios sergipanos que integram o projeto piloto Vai Turismo, em Sergipe.
“Esse é o V Fórum do setor realizado por esta casa. E trazer à discussão um programa lançado pela Confederação Nacional do Comércio, a CNC, e aqui colocado em prática pelo Sistema Fecomércio, fortalece o trabalho que está sendo feito. O projeto piloto de Sergipe, iniciado em janeiro deste ano, ganhou destaque nacional, conquistamos a primeira colocação na divulgação e implementação do Vai Turismo”, ressaltou o diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, na abertura do evento.
O evento contou com a presença do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana e a presidente da Comissão de Turismo e Hotelaria da OAB/SE, Aline Alves Farias. As palestras foram proferidas por secretários e técnicos dos quatro municípios envolvidos no programa – São Cristóvão e Laranjeiras, que compõem a Rota Religiosa; e Tobias Barreto e Itabaianinha, a Rota de Compras. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur-SE), Fábio Andrade, destacou a análise feita a partir das visitas técnicas.
“Cada palestrante trouxe aqui o quadro do turismo em seu município e o que está sendo feito após o Vai Turismo. Então, trouxemos detalhes da análise SWOT em cima das visitas técnicas aos municípios, com o objetivo de entender suas demandas e elaborar relatórios sobre os principais problemas e potencialidades locais. Esse trabalho foi feito pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo. Nessa análise, foram considerados diversos pontos, a exemplo da preservação dos recursos naturais e culturais, a qualificação e melhoria da qualidade de vida da população de cada localidade, visando fomentar o turismo, que é o objetivo do programa”, destacou.
Trabalho integrado
“Temos belezas e riquezas, naturais e culturais, mas agora estamos trabalhando para que o acolhimento de quem chega à Laranjeiras seja profissional. Para isso, através do Vai Turismo estamos preparando a comunidade para atender bem os visitantes, que queremos que se transformem em turistas, que durmam, se alimentem em Laranjeiras, que aproveitem mais a cidade. Precisamos enxergar o turismo como negócio”, afirmou Plácido Lyra, secretário de Turismo e Cultura de Laranjeiras.
O município de São Cristóvão também está em processo de preparação da população para acolher quem chega à cidade.
“Temos diversas ações de preservação e valorização da história, cultura, belezas e riquezas do nosso município, envolvendo moradores. E esse trabalho está sendo ampliado, com a chegada do Vai Turismo”, informou Paola Rodrigues, diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água.
“É importante nós sergipanos, conhecermos as potencialidades do nosso Estado, como sempre destaca o conselheiro Marcos Andrade. A partir dessa parceria com o Sistema Fecomércio, Setur e os quatro municípios, estamos criando mais alguns conceitos. Quando passamos a visitar uns aos outros, ficamos encantados com o que temos, os atrativos gastronômicos, culturais, naturais e podemos dizer que nosso Sergipe tem muito para ser conhecido e explorado turisticamente. A nossa expectativa é que essa parceria avance mais, dando bons frutos. Todo o Sistema está de parabéns”, ressaltou José Nilson Bispo, secretário de Turismo de Tobias Barreto.
“Essa parceria junto com a Fecomércio e técnicos da Setur está sendo de extrema importância para divulgar em Aracaju, para os turistas que chegam ao estado, o trabalho que realizamos no interior, os atrativos sergipanos. O Vai Turismo trouxe essa profissionalização e essa visibilidade que estávamos precisando, cumprindo o papel de fomentar os negócios. Muito importante o trabalho que estamos fazendo, em estarmos presentes nos grandes eventos que cada município realiza, a exemplo do Moda Mix, em Itabaianinha”, enfatizou a turismóloga e gestora de turismo em Itabaianinha.
Reconhecimento
Ao final do evento, o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, chamou os membros da equipe envolvida na realização do fórum.
“Quero destacar a dedicação do instrutor de turismo Paulo César de Oliveira, do gerente do Centro de Gastronomia e Turismo, José Américo Siqueira, e da analista pedagógica, Cristina Feitosa, para que esse evento acontecesse. O conselheiro Marcos Andrade está de parabéns pela dedicação na implantação do Vai Turismo em Sergipe. Em menos de um ano, o piloto aqui do Estado já é destaque nacional na CNC, inspirando inclusive ser o tema do Fórum de Turismo, este ano”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.