Na tarde de sexta-feira, dia 15, o Senac realizou ação da campanha do Setembro Amarelo dedicada aos analistas pedagógicos. A atividade fez parte da programação de eventos dedicados à campanha e teve como propósito “cuidar de quem cuida”, através das integrações de propostas.
O acolhimento dos colaboradores foi possível por meio das três palestras, realizadas pelas profissionais da psicologia, Andrea Rabelo e Silvia Conceição, e a doutora em Educação Cristiane Tavares, além de apresentações musicais e o engajamento entre as analistas.
“Em atenção ao chamado Setembro Amarelo, tive o prazer e o privilégio de participar de uma tarde maravilhosa de compartilhamento de experiências com essa equipe diferenciada que compõe o quadro de analistas pedagógicos do Senac-SE. Tivemos como convidada a psicóloga Andrea Rabelo que nos brindou com importante palestra sobre emoções”, disse a gerente do NDIE do Senac-SE, doutora em Educação, Cristiane Tavares.
A psicóloga Andrea Rabelo pontuou durante a palestra, a importância da manutenção do propósito de vida.
“Através do propósito, eu me conecto com tudo ao meu propósito, onde quer que eu esteja. A profissão é um meio. Ou você pode perguntar qual a diferença, a mudança que vai fazer no mundo. O propósito também pode ser simples, aquilo que você gosta de fazer. Se você é uma pessoa amorosa, isso poderá ser o seu propósito, seja na família, no trabalho onde quer que você esteja”, afirmou a psicóloga palestrante.
“Sempre que há iniciativas relacionas à preservação da vida, principalmente em escolas, muito se fala dos alunos, mas raramente dos professores ou psicólogos. Além dos alunos que atendemos todos os anos, em relação à preservação da vida, pensamos também no cuidado com o cuidador, com aquele que está todos os dias com os alunos, que atende as pessoas, os nossos analistas que vivenciam as dificuldades e os desafios. Foi pensando nisso que começamos a criar um movimento, uma rede de apoio que acolha e ouça, para que se sintam bem. Um momento de esquecer tudo e olharem para si”, contou a psicóloga analista do NPRE do Senac-SE, Silvia Conceição.
Setembro Amarelo
Durante o mês de setembro, o Senac cumpre uma programação em prol da vida. Trazendo palestrantes e promovendo ações que permitem aos alunos se sentir acolhidos.
“A ação colaborativa do Setembro Amarelo, teve objetivo de potencializar não só as competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também fortalecer o conhecimento existente sobre, autocuidado, nas ações preventivas para melhoria da Saúde Mental/emocional”, explica Marileide Martins, gerente do Núcleo de Promoção da Inclusão Social e Relação com Egressos (NPRE).
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.