O gerente do Centro de Educação Profissional (CEP) Aracaju do Senac, Antônio Santana, e a coordenadora pedagógica, Flávia Riberio, participaram na sexta-feira, 16, das comemorações dos 70 anos da Rádio Liberdade. A solenidade aconteceu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase), e reuniu profissionais de rádio, a exemplo de Carlos Batalha, que relatou a trajetória da emissora sergipana.
Criada na década de 50 pelo empresário sergipano Albino Silva da Fonseca, a Rádio Liberdade de Sergipe completou 70 anos no dia 7 de setembro. A emissora de Amplitude Modulada (AM) foi instalada inicialmente para cobrir um evento que marcava a visita do político Leandro Maciel (UDN), a Aracaju. Mas além das coberturas políticas que interessavam à União Democrática Nacional, da qual o dono fazia parte, a Liberdade também realizava transmissões ao vivo, com a participação dos ouvintes, uma novidade para a época.
No final da década de 60 e durante os anos 70 do século passado, a Rádio Liberdade se destacou por ser a pioneira nas transmissões de programas de auditório, concurso do Miss Brasil e do famoso noticiário “Informativo Cinzano”, criado e apresentado pelo polêmico radialista Silva Lima. A emissora também foi a pioneira nas transmissões esportivas. A rádio de Albino Silva conquistou o público durante décadas. O comércio parava no horário dos programas da Liberdade, especialmente, aqueles que traziam notícias, crônicas e fatos políticos. A emissora também foi a pioneira ao trazer para Sergipe o Rádio Teatro, que mais tarde passou a ser denominado de radionovela. Atualmente a Rádio Liberdade/FM pertence ao empresário José Antônio Torres – Grupo Torres Empreendimentos – e está localizada no edifício Paulo Figueiredo, à rua Pacatuba.
Curso Rádio e Televisão
Há 20 anos o Senac Sergipe oferta o Curso Técnico de Rádio e TV, com turmas formadas, principalmente, em Aracaju, mas também ofertadas no interior. De 2003 até hoje, foram mais de 800 alunos formados para o mercado de trabalho. Preparados desde a teoria, passando pela prática nos laboratórios de áudio e vídeo do Senac, e visita técnica a emissoras de Rádio e de TV.
*Com informações da Rádio Liberdade AM
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.