O Encontro Técnico do Plano Diretor de Turismo (PDTUR), do Núcleo Nordeste do Senac, acontece até o dia 15 de setembro em Salvador. O evento, coordenado pelo regional do Rio Grande do Norte, tem como objetivo avaliar o plano do ano em exercício e construir um planejamento estratégico até 2024.
O PDTUR tem como propósito, ofertar produtos do Senac no segmento de turismo hospitalidade e lazer para as entidades públicas e privadas, de acordo com as demandas de mercado. Com isso, o Senac busca contribuir para a efetividade dos processos e o aumento da competitividade de destino e negócio. Representações dos nove estados nordestinos participam dos diálogos para a construção do Plano Diretor do setor.
“O Senac, é a maior formadora de pessoas para o turismo do planeta, é provável que nenhum outro país tenha uma entidade com um foco tão direcionado à formação de profissionais para o turismo”, afirma diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP) do Senac-SE, Adalberto Trindade.
Sustentabilidade
O diretor da DEP ressalta ainda que uma das principais exigências do mercado atual do turismo é a sustentabilidade.
“É uma preocupação nacional e internacional, por isso, o encontro franco-brasileiro traz a questões do turismo sustentável. Não apenas, a questão do turismo sustentável com relação às questões ambientais, mas também o turismo sustentável envolvendo a cultura, a sustentabilidade econômica e socioambiental”, afirma Adalberto.
O encontro Franco Brasileiro de Turismo Sustentável, acontece também neste período, dos dias 13 a 15 de setembro, em Salvador.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.