Na manhã desta terça-feira, 5, o diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, se reuniu com as duas alunas que vão representar a entidade nas “Competições Senac de Educação Profissional”, Rita de Cácia, do curso Técnico em Enfermagem, e Manoela Gama, do curso de Cabeleireiro. As competições acontecerão de 22 a 28 de outubro em Vitória, no Espírito Santo, entre representantes de todos os departamentos regionais do Senac.
Participaram ainda do encontro o diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP), Adalberto Trindade, da gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares, as coordenadoras dos cursos dos eixos de Saúde, Caroline Teles, e de Beleza, Felipa Edite, e as instrutoras de formação profissional em Saúde, Sara Larissa Guimarães Mercenas, e de cabeleireiro, Gilma Angélica Santiago.
“Vocês chegarem até aqui foi o reflexo do que cada uma deseja fazer. Então se preparem, aproveitem todo o aprendizado, que vocês levarão para a vida de vocês, e deem o máximo que puder nas competições, lembrando que em toda competição, poucos sobem ao pódio. É encarar como um desafio que vai vencer quem estiver melhor preparado”, enfatizou o diretor Regional.
Comitiva
As duas competidoras, duas docentes avaliadoras e uma supervisora comporão a comitiva do DR Sergipe. As alunas treinam no Senac desde maio, de segunda a sábado, com auxílio de instrutores.
“As alunas possuem todo um suporte, que é uma exigência do Departamento Nacional (DN). Elas fazem acompanhamento psicológico, aula de oratória, para ajudar nas atividades que precisam desenvolver na competição. Recebem a bolsa auxílio, alimentação, transporte e fardamento. Além disso, participam do programa Senac + Forte, que promove a saúde com atividades físicas e acompanhamento médico”, explicou a coordenadora técnica do Eixo de Beleza, Felipa Edite, que é supervisora da competição.
Rita de Cácia, de 20 anos, que faz o curso Técnico em Enfermagem, vai competir na categoria de Cuidados da Saúde e Apoio Social.
“Fui classificada na vaga, e de lá para cá, evolui bastante. Já tinha aprendido com o curso, mas ter esse intensivo, de estudar durante todo o dia, me permitiu uma evolução nas técnicas, no conhecimento, na postura e na fala. Dessa forma, todo o apoio que o Senac está ofertando, aproveito ao máximo”, enfatizou a competidora de saúde.
Manoela Gama, de 20 anos, vai concorrer na categoria Cabeleireiro. De acordo com a estudante, a notícia de que foi a selecionada para competir aconteceu no dia do seu aniversário.
“Foi uma grande oportunidade, o suporte que estamos recebendo do Senac é maravilhoso. Além disso, estou aprendendo coisas que nunca imaginei. É, de fato, uma experiência nova”, acrescentou Manoela.
A instrutora do curso de cabeleireiro, Gilma Angélica, que será avaliadora das competições, contou que os competidores são avaliados na ativa e que a dinâmica de avaliação ocorre em módulos e é dividida em dois processos: a objetiva e a subjetiva.
“A avaliação objetiva, que vai observar como está a postura do aluno, ou seja, se ele está desenvolvendo a organização, sustentabilidade com a economia, o uso correto dos produtos, da energia da água. Já a avaliação subjetiva, é às escondidas, só é mostrado o resultado e, a partir daí, é feita a avaliação”, detalhou.
A docente avaliadora da área de Ocupação de Cuidados da Saúde e Apoio Social, Karina Santana, que é instrutora do curso de técnico em enfermagem, ressaltou que participar das Competições Senac de Educação Profissional está sendo uma oportunidade incrível e desafiadora.
“Estamos confiantes no sucesso do nosso trabalho que vem sendo desenvolvido com dedicação por toda nossa equipe”, comentou Karina Santana.
Foram selecionados, alunos do Senac de todo o Brasil, para competir nas áreas: Cozinha; Serviço de restaurante; Florista; Cuidados da Saúde e Apoio Social; Recepção de Hotel; Cabelereiro; Estética e Bem-estar.
Worldskills
A supervisora da competição, Felipa Edite, afirma que espera uma boa classificação da equipe sergipana, como já foi demonstrado em outras edições.
“Depois da competição em Vitória, se uma das nossas competidoras ficar em uma boa colocação, ela poderá representar o Brasil no Worldskills que vai acontecer em Lyon, na França, no próximo ano. Participar dessa competição do Senac é uma oportunidade única, porque pode ir além”, afirmou a supervisora técnica da competição, Felipa Edite.
O Worldskills é uma competição que acontece a cada dois anos. O melhor colocado em cada ocupação na etapa nacional, seguem para a competição internacional.
Reunião de alinhamento
Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro uma reunião presencial ocorreu em Vitória (ES), com a presença de experts e dos docentes avaliadores da competição para alinhamento da metodologia de avaliação e as técnicas requeridas pelas ocupações. A iniciativa pretendeu garantir uma abordagem consistente e uniforme na avaliação dos competidores, com o objetivo de que o processo de avaliação dos competidores seja justo e imparcial.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.