O Senac em parceria com a prefeitura de Laranjeiras oferta dois cursos voltados ao turismo. O de técnico em Guia de Turismo, que possui duração de cerca de 1 ano e 6 meses (cerca de 800 horas) é para aqueles que já concluíram o ensino médio ou cursam o terceiro ano. Já o curso de capacitação em agente Informações Turísticas, que tem o mesmo requisito de escolaridade, terá carga horária 200 horas. Os dois cursos estão com data de início prevista para o dia 15 de setembro.
Ainda fruto da parceria, foi lançado também o curso de Garçom, com 360 horas. As aulas começam em 18 de agosto, com previsão de finalização em dezembro.
O vice-prefeito de Laranjeiras, Jânio Dias (PSD), ressaltou que este é um incentivo educacional importante para mudar a realidade social. “A pessoa que acorda hoje e não tem emprego, não tem renda. Não sabe se vai tomar café ou se vai alimentar seu filho. É isso que não queremos enquanto gestores. Então é uma oportunidade única. Outros cursos serão lançados, mais pessoas também terão essa oportunidade”, acrescentou.
Vai Turismo
Laranjeiras é um dos quatro municípios contemplados com o projeto Vai Turismo, que abrange outros como São Cristóvão, Itabaianinha e Tobias Barreto.
O projeto é da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que em Sergipe está sendo implementado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, além do apoio do Governo do Estado e prefeituras, que buscam o diagnóstico das necessidades de cada município para alavancar o turismo.
“Mais uma vez o Sistema S, do qual o Senac faz parte, sai na frente visando a capacitação profissional e o social, levando para o interior diversas ações. Em Laranjeiras, serão ofertados cursos por meio do Programa Senac de Gratuidade e outros em convênios com a prefeitura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional e o turismo, que agrega valor à toda a cadeia econômica”, pontuou o gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac Sergipe, José Américo Siqueira, durante a visita técnica ao local dos cursos em Laranjeiras, no dia 25 de julho.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.