O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, participaram na manhã de sexta-feira, 4, do evento de entrega de premiação dos vencedores do XI Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica. Além dos premiados, algumas instituições e autoridades, dentre eles o senador Laércio Oliveira, foram homenageados. A solenidade aconteceu no auditório José Hilton Ribeiro, da unidade do Senac em Aracaju, e foi aberta pelo governador do Estado Fábio Mitidieri.
“A partir de agosto, todos os acordos e editais vinculados ao Funtec serão equiparados aos valores do Governo Federal. Esse reajuste demonstra o compromisso com a ciência e tecnologia sergipana, valoriza as pesquisas e os estudantes, e dá um pouco mais de dignidade e conforto àqueles que contribuem para o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou o governador.
Fazendo um parêntese durante a premiação, Fábio Mitidieri fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o Governo e o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
“Toda iniciativa que trazemos para a Fecomércio, o presidente Marcos Andrade sempre abraça, seja para o desenvolvimento social, econômico, turístico, comercial, ele sempre está pronto para somar forças. Estamos falando, por exemplo, do fomento ao cinturão da indústria têxtil do Estado, que envolve Tobias Barreto e Itabaiana e do Natal Iluminado que este ano, não ficará só em Aracaju, mas será levado para diversas cidades sergipanas. Sem falar na capacitação profissional de milhares de jovens, a cada ano”.
O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac, Marcos Sales, reafirmaram o compromisso do sistema em capacitar jovens para o mercado de trabalho, elevando assim a qualidade de vida dos sergipanos.
“Estamos firmando um convênio com o Estado, por meio da Secretaria de Educação, comandada pelo também vice-governador Zezinho Sobral, para o Senac ofertar capacitações para mais de 3 mil jovens do ensino médio da rede pública estadual, além de concludentes e egressos do Programa de Educação de Jovens e Adultos, o EJA. Acreditamos que através da educação profissional podemos mudar o futuro”, enfatizaram.
O vice-presidente da Fecomércio e presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, ressaltou a honra de poder realizar a 11ª edição do Prêmio João Ribeiro, momento que homenageia profissionais dedicados a estudar e promover a evolução da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em Sergipe.
“É através do Prêmio que reconhecemos e incentivamos os esforços incansáveis dos pesquisadores, comunicadores e das instituições que contribuem para o progresso científico e tecnológico de Sergipe”, agradeceu Alex Garcez.
Homenageado, o senador Laércio Oliveira parabenizou o presidente da Fapitec por, além de incentivar a tecnologia e inovação, fazer o resgate da história sergipana, homenageando João Ribeiro (in memorian), que dá nome ao prêmio.
“João Ribeiro era laranjeirense, que saiu de Sergipe para estudar medicina, foi para o Rio de Janeiro para ser professor de um dos colégios mais respeitados no cenário carioca, o Dom Pedro II. De lá, foi morar fora do país e por onde passou, realizou ações que transformaram a vida de muitas pessoas. É importante conhecermos a nossa história, os nossos ilustres representantes”.
Premiação
Foram agraciados 18 profissionais, entre pesquisadores, profissionais de comunicação e empresa inovadora através do edital nº 11/2022 da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Eles receberam prêmios em dinheiro e placas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.