AprendizagemDestaquesInclusãoNotícias

Senac inicia quarta turma de Jovem Aprendiz desenvolvida pela CIJ e parceiros

O novo grupo é formado por 25 estudantes do município da Barra dos Coqueiros
Senac inicia quarta turma de Jovem Aprendiz desenvolvida pela CIJ e parceiros

Na terça-feira, 25, foi realizada uma solenidade de abertura da quarta turma de Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desenvolvida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), junto a instituições parceiras:  Senac, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Sergipe e Multserv.

O curso ofertado é o de Aprendizagem de Qualificação Profissional em Serviços Administrativos. Ao todo, mais de 100 jovens já passaram pelo programa de educação profissionalizante, por meio da CIJ.

“Vamos profissionalizar mais 25 jovens. Durante um ano e quatro meses eles terão aulas teóricas e práticas para que, ao término do curso possam trabalhar em qualquer local do comércio, na área administrativa. A instrutora responsável é Edelfrancla Gomes dos Reis e conta com o acompanhamento da analista pedagógica da UM, Renata Priscila Silva Ferreira analista”, explicou Edson Araújo, gerente da Unidade Móvel do Senac.

Nesta quarta edição, uma das novidades é a parceria com o Programa SerCidadão, do Governo do Estado, na qual estudantes do Atheneu ONU vão orientar os alunos do Jovem Aprendiz em questões relacionadas ao fomento da cidadania.

“A ideia do Jovem Aprendiz é compormos o atendimento ao adolescente também com a profissionalização. Essa turma tem um diferencial, que é Projeto SerCidadão. Além da profissionalização, vamos trabalhar alguns instrumentos normativos com uma linguagem lúdica, correspondente à idade deles. E a partir disso, eles vão divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial, a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor para outros adolescentes da rede de ensino da Barra dos Coqueiros”, explicou Iracy Mangueira, juíza coordenadora da Infância e Juventude do TJSE.

O presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, deu as boas-vindas aos estudantes e garantiu que este é um trabalho social que vai gerar muitos frutos.

Já o juiz Roberto Alcântara, presidente da Amase, contou aos jovens que começou a estagiar aos 16 anos. “É bonito ver vocês iniciarem os sonhos aqui no Tribunal. O Poder Judiciário é a casa de efetivação da cidadania”, comentou o juiz.

Educação e prática profissional são os pilares do programa Jovem Aprendiz. É uma dupla vantagem, uma vez que, o aluno pode aproveitar o curso profissionalizante e o estágio remunerado de forma simultânea. Por isso, Senac investe na formatação, que demonstra resultados satisfatórios no mercado de trabalho.

“Essa parceria é muito importante para formação dos nossos jovens, que além inseri-los numa atividade remunerada, passam por um processo de educação e qualificação para que, futuramente, tenham uma facilidade maior de entrar no mercado de trabalho com mais êxito porque estarão preparados para isso. E essa parceria entre tribunal e prefeitura é muito importante para que a gente forme cidadãos habilitados para o trabalho”, disse Alberto Macedo, prefeito da Barra dos Coqueiros.

 

*Com informações TJ/SE

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo