O tema “Boas práticas em meios de hospedagem” inspirou uma turma de formandos do curso de Camareiro(a), ofertada por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que apresentou o Projeto Integrador sobre o assunto. A atividade atende as marcas formativas do Senac, principalmente no que se refere à competência relacionada ao desenvolvimento técnico científico. A proposta da turma foi reunir sugestões e informações para construção de um futuro “Manual de Boas Práticas para Camareira(o) em Meios de Hospedagem”.
A outra marca formativa enfatizada no Projeto Integrador foi a visão crítica, conforme destacou a analista pedagógica do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), Cristina Feitosa.
“Os alunos promoveram várias discussões e debates em sala de aula, nas quais foram observadas a falta de conhecimentos básicos desses profissionais em relação ao profissional camareiro (a) em meios de hospedagem. Na busca de uma solução, eles apresentaram o projeto integrador sugerindo um manual de boas práticas, para ajudar aos profissionais da governança atuarem com conhecimento do real valor da arte do bem receber”.
A aluna Débora Patrícia Oliveira Rocha se sentiu bastante acolhida e afirmou que sai preparada para o mercado de trabalho.
“Foi muito prazeroso fazer esse curso, eu me senti muito acolhida pelo Senac e o professor conseguiu realmente passar todo o conhecimento que possui sobre a capacitação. O material didático que foi passado foi muito bom e a prática complementou o aprendizado. Sou muito grata pela oportunidade de fazer o curso e me sinto preparado para exercer a função”.
O instrutor Paulo César enfatizou que o Senac Sergipe fez investimentos em ambientes pedagógicos para qualificar melhor os alunos do curso de Camareiro (a).
“Essa foi a primeira turma que teve aulas práticas no laboratório de hotelaria e governança, com a suíte que foi montada pelo Senac. Os alunos puderam aprender e praticar a técnica de envelopamento de cama, que foi muito bem trabalhada. Todo conteúdo pedagógico previsto no plano de curso nacional de camareiro(a) foi passado. O Senac cumpre o seu papel de formar profissionais para o meio de turismo e comércio”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.